Esporte

TUBARÃO GUERREIRO TIROU O LEÃO DO NORDESTÃO, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Vitória agora tem missão ainda mais difícil contra o Botafogo, no Rio
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 24/05/2018 às 21:30
Vitória 0x0 Sampaio Corrêa
Foto: ECV


   Depois de levar 3 x 0 em São Luís do Maranhão, o Vitória  não conseguiu sequer fazer um golzinho no Sampaio Correia, mesmo jogando na Toca do Barradão. O 0 x 0 decepcionante desclassificou o Leão e o Tubarão Maranhense está nas semifinais da Copa do Nordeste; vai enfrentar o ABC de Natal.

   O torcedor, que enfrentou engarrafamentos e chuva, saiu injuriado do Barradão, pedindo mudanças na equipe e no clube. Afinal, o rubro-negro perdeu o Baianão dentro de casa para o rival Bahia, está fora da Copa do Brasil e agora do Nordestão.  E vem jogando mal, é um time previsível e sem um padrão razoável de jogo coletivo. No mais, um elenco limitado.    

 

*

   Era vencer ou vencer

   Público ralo no Barradão (cerca de sete mil pessoas nas arquibancadas), em função do horário de pico e das manifestações pela cidade por causa dos preços dos combustíveis. Manifestações na Paralela, por exemplo, provocaram o atraso dos maranhenses, que só conseguiram chegar ao Barradão 15 minutos antes de a partida começar. Mal tiveram tempo de aquecer e não participaram do roteiro pré-jogo, com a execução dos hinos da Bahia e do pais.

    Mancini, o treinador do Leão, modificou a escalação do meio campo da equipe, optando por apenas um volante e Rhayner, Nickson e Guilherme Costa armando as jogadas. Ganhar seria preciso, a qualquer custo.  

*

  Bola rolando

  O Vitória, precisando de gols e em casa, postou-se ofensivamente desde o começo, fazendo pressão, alçando bolas na área adversária, mas o Sampaio não ficou só atrás, mostrou-se perigoso nos contragolpes, usando a velocidade pelos lados do campo.  Um jogo corrido, lá e cá, o goleiro Andrei trabalhando mais.

  Aos 30’, Andrei salvou espalmando em cima da linha uma testada a queima-roupa de André Lima, após cobrança de escanteio.

   Muita pressão das arquibancadas e dos atletas do Vitória em cima do árbitro, a cada lance, cobrando faltas, cartões, querendo pênaltis, um cai-cai. De tanta pressão, o soprador de apito deu pênalti, aos 38, bola de Neilton no braço do defensor maranhense. Neilton bateu  e goleirão Andrei salvou, no canto.

   Muita pressão dos rubro-negros, em todos os sentidos. Muitas bolas alçadas e o gol não saiu. Consagração do goleiro Andrei, seguro, ágil e com bom tempo nas saídas pelo alto.

*

  Seria preciso fazer três/quatro gols na segunda etapa, sem sofrer nenhum. Daí, Mancini retirou o apagado meia Guilherme e colocou o avante goleador Denílson. E vamos pra frente, bolas longas e cruzamentos...  quem sabe?

  Aos 9’, Sobral testou o goleirão Ronaldo, chutaço de fora, e bela espalmada pra escanteio, o garoto rubro-negro mostrando serviço.  O Leão em cima, o Tubarão guerreiro.

O tempo passando, nada de gol e Mancini tirou o veterano André Lima, pondo em campo o garoto-revelação Luan, mais veloz.  No Tubarão, saiu o avante Uillian e entrou Carlão. Cesar Sampaio no lugar de Diego.  Do outro lado,  William Farias sentiu e foi substituído por Ze Wélisson.

  Aos 20, num contragolpe rápido, a defesa baiana aberta, João Paulo, de cara, desperdiçou.  E começou a cair aquela chuva fina, renitente e fria.  Aos 29’, nova defesa salvador de Andrei em cabeçada a queima-roupa.  O  Tubarão respondeu em contragolpe, Wellington chutou forte para defesa difícil de Ronaldo. O Sampaio chegando mais fácil na frente, exigindo mais de Ronaldo.   O torcedor baiano, inquieto e desesperado, começou a vaiar alguns atletas e os passes errados  - “Não é mole não, mais respeito com o Leão”, cantou a arquibancada. Nada mais aconteceu.

  Vimos uUm Leão corredor mas sem criatividade, bur(r)ocrático, que se limitou a cruzar e levantar bolas na área dos maranhenses. Do outro lado,um Tubarão guerreiro, valente, bem organizado e dedicado. Merecidos o placar e a classificação por méritos da equipe do Norte, pela primeira vez numa semifinal.   

 *

  Destaque maior para o goleiro Andrei, com ótimas defesas. Boa atuação do zagueiro Maracás, cria das divisões de base do Bahia; mais William, Bruninho e J Paulo (ex-Bahia). Como equipe, o Sampaio Correia foi melhor, sabia bem o que queria. E conseguiu.

*

Ficha Técnica:

                         Vitória : Ronaldo (estretante, cria da base rubro-negra), Lucas, Keno, Ramon e Jeferson; William Farias; Rhayner, Nickson e Guilherme Costa (Denílson); Neilton e André Lima (Luan). Técnico, Mancini.

                        Sampaio Correia : Andrei, Bruno, Fredson, Maracás e Caíque; William, Diego (Cesar Sampaio), Sobral e J Paulo (Wellington); Bruninho e Uíllian (Carlão). Treinador, Roberto Fonseca.

 Arbitragem do Rio Grande do Norte. No apito, Pablo Gonçalves.  

 

**

 No fim de semana o Vitória volta a campo, já pelo Brasileirão. Encara o Botafogo, no Rio.