Esporte

Catu: Caravana do esporte e de artes realizam a primeira etapa do ano

Catu: Caravana do esporte e de artes realizam a primeira etapa do ano no município
CN , CATU | 23/02/2018 às 17:45
Centenas de jovens participam
Foto: CN
A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Catu, na região metropolitana de Salvador, para a primeira etapa dos projetos em 2018. Entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, 3.200 estudantes da rede municipal de ensino vão participar das atividades de esporte e arte educacionais realizadas pelos projetos, sem custos para o município.

O Estádio Municipal Antônio Pena foi escolhido para receber a Arena Caravana, onde as crianças vão participar em rodízio das estações de tênis, basquete, vôlei, slackline, jogos esportivos, lutas e futebol e das tendas de artes com música, dança e o Cinema Disney Caravana.

Durante três dias, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes realizarão cursos de formação de professores, mestres de saberes, monitores e gestores com as metodologias  “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga. Estão previstas experiências com práticas pedagógicas e materiais esportivos e de artes diferenciados e atendimento de alunos da rede municipal de ensino na Arena especialmente montada pelos projetos.  

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil  levando as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores públicos  das áreas da Educação, Cultura e Esportes. Uma história que começou em 2005, com a parceria entre os Canais ESPN, o UNICEF  e  o Instituto Esporte & Educação, da medalhista olímpica Ana Moser, e que ganhou a força das artes em 2007 com parceria do  Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, também  diretora geral das Caravanas.  

De lá para cá, foram mais de 150 municípios visitados pelas Caravanas, tendo ainda a participação voluntária de artistas e atletas convidados, que hoje formam uma rede de mais de 200 ídolos do esporte e das artes que acompanham os projetos.

Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação,  explica que “os projetos buscam, com metodologia, materiais diferenciados e formação de professores, garantir o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte”.  

As atividades de esporte e arte educacionais são voltadas gratuitamente para alunos e professores e gestores da rede pública de ensino e para profissionais das áreas de Esportes e Cultura  de Catu. Para a comunidade e público em geral, as Caravanas terão gratuitamente o Cinema Disney, nas noites de terça (27), quarta (28)  e quinta (01 de março), das 19h às 21h.