Esporte

FUTEBOL baiano morreu domingo, de morte matada, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Decepcionante, sob todos os aspectos, as atitudes de Mancini, um treinador que imaginava mais decente, ético
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 19/02/2018 às 19:47
Sepultamento do futebol baiano
Foto:

- Pra mim, o já falido Baianão morreu, de morte matada, domingo, no Barradão.  Como encarar um novo Ba Vi ?

  - Definitivamente, Jailson Macedo, o soprador de apito da partida, foi o maior responsável por tudo o que aconteceu. Pusilânime, acovardado, omisso, envolvido pelos atletas desde o primeiro minuto de bola rolando.     Acima dele, o perpétuo presidente ‘brilhantina’ da FBF, que o escalou e mantém esse campeonato mambembe.

 - Classificar aquela coreografiazinha ridícula do ‘créu’, de Vinícius, depois do gol, como ‘dança obscena’, é de uma desfaçatez, de uma hipocrisia de doer. E com isso querer justificar as agressões, inclusive algumas extremamente covardes contra o atleta tricolor...  é triste, vergonhoso. 

 - Decepcionante, sob todos os aspectos, as atitudes de Mancini, um treinador que imaginava mais decente, ético.  Foi dele, sim, a ordem para ‘acabar o jogo’, é só ver as imagens na TV, nas redes.  Sujou seu currículo, compadre !  No mais, uma equipe, em campo, reflete o seu comando.  Desequilíbrio !  Se passou a mão na cabecinha de seus atletas aloprados, que moral vai ter com eles daqui por diante?

- Atletas são muito bem pagos para jogar futebol; o treinador, idem, para orientar. São profissionais. E o jogo é um espetáculo, envolve dinheiro, interesses, publicidade, televisão, ingressos, despesas públicas com segurança, transporte, infra...  É preciso respeito.

 - Respeito com os companheiros de profissão, com o torcedor, com o telespectador, o investidor, o clube, a camisa, consigo mesmo, com a família...   

- Atleta batendo boca em redes sociais?  Ridículo.  Comemorar com dancinha, provocações, camisa no chão ? Falta de respeito.  Compete às diretorias, aos treinadores cuidarem disso fora de campo, profissionalizar. Alguém vê Messi fazer isso? E compete aos árbitros, em campo, punir. 

-  No mais, os ‘atletas’ do Vitória (o treinador Mancini) macularam a História do clube, melaram a camisa rubro-negra, apequenaram o clube nacionalmente (as imagens correram o mundo), transformaram o Barradão em várzea, rinha, envergonharam o futebol baiano e a Bahia. 

*

Sem mais.  Como encarar outro Ba Vi ?  Tem mais, Baianão, Nordestão, Nacional ...    E pensar que antes de começar o jogo estavam todos os atletas abraçados, entrelaçados... 

  Futebol que é bom, em campo, cadê ?  O craque, onde?

  Por essas e outras a criançada está mesmo é vestindo a camisa dos grandes clubes da Europa (PSG, Barcelona, Real, Bayern, City, Juve ... ), vendo belos jogos pela tevê, sem lambanças, ou mudando de esporte. 

Triste, estou muito triste.  Desde nanico gosto de jogo de bola. Bola sempre me foi uma paixão.  Nada mais a acrescentar.