Esporte

JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO: Coréias do Norte e do Sul entram unidas

Em momento histórico as duas Coreia entram juntas no estádio olímpico de PyeongChang
Da Redacion , Salvador | 09/02/2018 às 10:39
Desfile em Pyeongchang, Coréia do Sul
Foto: AFP


Sob aplausos dos mais de 30 mil presentes no Estádio Olímpico de Pyeongchang, uma delegação única formada por atletas e técnicos das Coreias do Sul e do Norte entrou para encerrar o desfile das nações da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno. Em uma cena histórica, Chung Gum, do hóquei no gelo e nascido no Norte, e Yunjong Won, do bobsled e nascindo no Sul, entraram com a mesma bandeira, branca com o desenho da península que abriga os dois países. As duas nações estão técnicamente em guerra desde 1950.

Na competição, são 22 atletas, incluindo dez que estão em um time de hóquei feminino que unirá as duas Coreias. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, as duas Coreias já haviam desfilado juntas. Mas, o fato ocorrido nesta sexta-feira foi ainda mais simbólico por ter sido um evento na Coreia do Sul.

cerimônia de abertura; torcida; Coreia do Norte; PyeongChang (Foto: VASSIL DONEV/EFE) cerimônia de abertura; torcida; Coreia do Norte; PyeongChang (Foto: VASSIL DONEV/EFE)
cerimônia de abertura; torcida; Coreia do Norte; PyeongChang (Foto: VASSIL DONEV/EFE)
Outro fato uniu as coreias nesta sexta-feira: A irmã mais nova do ditador da Coreia do Norte, Kim Yo-Jong, que é a vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores, esteve presente na cerimônia. Ela foi cumprimentada pelo presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in logo no início, em ato mostrado pela televisão para o mundo inteiro.