Esporte

Rally marca início do 3° Festival Náutico de Salvador

No sábado (9), será realizada a 3° Travessia Baía de Todos-os-Santos - Maratonas Aquáticas.
Da Redação , Salvador | 02/12/2017 às 18:00
50 embarcações participam
Foto:
Cinquenta embarcações, entre lanchas e motos aquáticas, deram início, na manhã deste sábado (2), ao 3° Festival Náutico de Salvador, que prossegue até o próximo dia 13. A largada do  9° Rally Náutico da Bahia, primeiro evento do festival, ocorreu pela manhã no píer da Bahia Marina, na Avenida Contorno, com chegada prevista para as 16h, no Yacht Clube da Bahia (YCB).  O evento é fruto de uma parceria entre a Bahia Marina, a Revista Náutica Nacional, o Yacht Clube da Bahia, a Capitania dos Portos e a Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

"O rally simboliza a abertura do festival, e é um momento de grande movimentação na Baía de Todos os Santos, onde todos os participantes são convocados a navegar com segurança. E esse é um incentivo de um dos nossos principais apoiadores - a Marinha do Brasil -, que recomenda aos esportistas que utilizem os aparelhos de precisão e que consigam navegar com segurança, sabendo o destino, a forma de deslocamento, sempre num processo de aprendizado e aprimoramento a respeito de nosso espaço de navegação, que é a baía". destaca Marcelo Sacramento, comodoro do YCB e um dos favoritos na disputa.

A etapa deste sábado não premia a velocidade, mas a precisão e destreza dos competidores. Ganha quem perder menos pontos e conseguir manter a regularidade em relação a tempo, velocidade e cumprimento de roteiro. As embarcações percorrerão 42 milhas náuticas, com paradas estratégicas em ilhas da Baía de Todos os Santos.

No meio do percurso, os participantes fazem uma parada especial na Ilha do Bimbarras, que pertence ao município de São Francisco do Conde, para lanche, reabastecimento e uma prévia da confraternização de chegada, antes de retomar o caminho até o Yacht Clube, onde serão conhecidos os campeões.

"Desde 2013, a gestão municipal adota a estratégia de dinamizar a economia, esportes e entretenimentos náuticos na Baía de Todos os Santos. A criação do Festival Náutico surgiu com esse propósito. Para isso, pensamos em um mix de esportes aquáticos, como maratonas, Stand Up Paddle, esportes de vela e motorização, como o Rally. Esperamos, portanto, que seja um evento abrangente, de forma a ser inserido de vez no Calendário de Eventos da cidade, fortalecendo essa plataforma. Agindo assim, sabemos que teremos um retorno das pessoas, que passam a se programar com antecedência, pois sabem que o festival e suas atividades ocorrem em novembro. Isso estimula a preparação de atletas e do setor de embarcações e equipamentos, o que movimenta toda uma cadeia produtiva, gerando emprego e renda para a cidade, além de destacar o potencial desportivo e turístico da capital baiana", explica o titular da Saltur, Isaac Edington.

Programação - O festival continua no domingo (3), com a sétima Etapa do Circuito Baiano de SUP – Stand Up Paddle, com saída do Porto da Barra, a partir das 8h. O circuito pode ser feito por atletas das modalidades Kids, Júnior, Race 12,6", Race14", Paddleboard, Race Amador e Fun Race. A expectativa é que 150 atletas participem desta competição.

Também neste dia será realizada a segunda Regata Cidade de Salvador. A regata será aberta a todos os barcos das classes Optimist, Laser, Dingue, Snipe e Windsurf, que farão um percurso exclusivo. Outro percurso será feito pelos competidores das classes Hobie Cat 16, 29er, Skipper 21 e HPE25. O horário programado para o sinal de atenção da regata será às 13h, em frente ao Porto da Barra.

No final de semana seguinte, acontecem mais duas competições. No sábado (9), será realizada a 3° Travessia Baía de Todos-os-Santos - Maratonas Aquáticas. Após a disputa de sete etapas do circuito Baiano de Maratonas Aquáticas, com provas de 3km a 5km, foram selecionados 110 nadadores para participação na Travessia.

São 14km de distância saindo da Praia de Gameleira, em Bom Despacho, com chegada no Porto da Barra. Cada atleta é acompanhando por uma embarcação e um guia. A saída está marcada para as 8h, com previsão de chegada dos primeiros colocados cerca de 2h30 após a largada.

A 5° Travessia Mar Grande/Yacht de Canoagem encerra as competições no dia 10 de dezembro (domingo), com saída da Praia de Jaburu, em Mar Grande, às 8h30, e remada até o Yacht Clube da Bahia, com uma distância de aproximadamente 10 km. Participam do evento praticantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana. As vagas são limitadas em 120 participantes.