Esporte

DUELO RUBRO-NEGRO NA TOCA: jogo do ano do leão, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Vida ou morte para o Vitória que precisa vencer o Flamengo
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 02/12/2017 às 08:17
Torcida vai comparecer em massa
Foto: A TARDE
O coração do torcedor baiano vai bater forte no domingo, rodada derradeira do Brasileirão/2017, último jogo da temporada para a dupla Ba Vi. 
*

  Mais acelerado o coração rubro-negro, a equipe precisando vencer o Flamengo, no Barradão para se garantir na Série A, paroano.  Segundona nem pensar. A equipe tem desfalques de peso, como o zagueiro e capitão Walace e o centroavante Tréllez, além do lateral Géferson, e, possivelmente, o avante David, um dos destaques da temporada.  Sem David e Tréllez, impetuosos e velozes, Mancini tem de recriar um jeito de jogar. São jogadores fundamentais para o contragolpe, principal arma do time na competição. 

 *
O Flamengo já chegou a Salvador em avião fretado, vindo direto de Bogotá/Colômbia, onde, na noite de quinta, ganhou do Júnior Barranquilla e credenciou-se a disputar o título de campeão da Copa Sul-Americana em dois jogos contra o Independiente da Argentina, dias 6 e 13 de dezembro. O time carioca também pode ter desfalques. Na zaga, Rever sente dores na perna, não jogou na Colômbia e foi substituído por Rhodolfo, que foi julgado e condenado pela justiça esportiva por uma briga em campo com o colega Vizeu, o jovem artilheiro da equipe, destaque nas duas partidas contra o Junior Barranquilla. Ambos foram punidos, estão suspensos, mas a diretoria jurídica do clube carioca espera conseguir um tal ’efeito suspensivo’ e pô-los em campo.

 Além do duelo de rubro-negros na Toca, o Leão torce por tropeços dos concorrentes diretos: o Sport do Recife, o Coritiba e o Avaí. O Leão da Ilha do Retiro recebe em Recife o já campeão Corínthians, com uma equipe mista. O Avaí encara o Santos na Vila Belmiro e o Coritiba se pega com a Chapecoense na Arena Condá (SC).   Um olho no padre, outro na missa. 

**

 Tricolores sem estresse

 Os tricolores parecem mais relaxados, como se já tivessem cumprido a obrigação, livrar-se  do rebaixamento e pongar  numa Sul-Americana/2018, e o que vier de mais é lucro. Encara o São Paulo, no Morumbi, ambos com o mesmo número de pontos, sem mais grandes almejos, na despedida do veterano zagueiro Lugano, o uruguaio que tem fama de mau nos gramados e uma boa história no clube. Festa no Morumbi, final de ano.  

  O Tricolor não terá o lateral Eduardo, suspenso; o polivalente Éder, prata da casa, vai ocupar o posto, pela direita; e Régis jogará no lugar do meia Zé Rafael, também fora porque foi expulso no jogo anterior. 

  No mais, as notícias de que o goleiro Jean já acertou suas bases contratuais com o São Paulo, veja só, e defenderá o tricolor paulista em 2018; de que o Corínthians está levando o apoiador Renê Jr, um dos destaques da equipe baiana nessa temporada; Allione estaria de volta ao Palmeiras (é emprestado ao Bahia)  e Zé Rafael tem sido assediado por várias equipes do Sul. Entendo que todos esses assuntos serão definidos a partir da eleição do novo presidente do clube, agora em dezembro. 
  A Copa começou 

 Sorteados, definidos e anunciados os grupos, adversários e confrontos da primeira fase classificatória da Copa do Mundo/2018, na Rússia, meses de junho e julho. 

  A seleção brasileira treinada por Tite, estreia no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça,  famosa por seu ferrolho, uma equipe robusta, dura, que não costuma levar gols.

 Na sequência, o Brasil enfrenta a Costa Rica e encerra a primeira fase, classificatória, contra a Sérvia. Tite  vai enfrentar retrancas sólidas e vai ter de repensar a forma de atuar da equipe para conseguir fazer gols; tem de explorar mais as laterais, criar jogadas de linha de fundo, ou ...  pode se encrencar. 
*
Grêmio tri-legal 

Ufa!  Enfim voltamos a vencer uma Libertadores de América.  E com o Grêmio, campeão pela terceira vez. Muitos méritos para o treinador Renato Gaúcho,  ídolo identificado com o clube, fazendo história: ganhou o título como jogador e agora como treinador.
 O Grêmio de Renato não é essas maravilhas, mas é uma equipe organizada, amadurecida, que surpreendeu em Buenos Aires, fazendo um excelente primeiro tempo e matando o Lanus dentro da casa dos argentinos, na bola. Não é fácil.
 Destaques para os belíssimos gols de Fernandinho e do mimado Luan, esperto no primeiro tempo e indolente na segunda etapa.  Quem jogou, está jogando demais o tempo inteiro é o apoiador Arthur, que nos faz lembrar Clodoaldo. Seleção, já.   E a garantia no gol do inspirado Grohe, goleiraço ! E o becão Geromel. 
 A gauchada azul de parabéns. Uma grande equipe.