Esporte

BAHIA devora o bacalhau do Vasco com goleada 3x0, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia chega ao 11 lugar e se afasta da Zona de Rebaixamento
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 20/08/2017 às 18:09
Mendoza vem se destacando no Bahia e fazendo gols
Foto: ECB

Ainda repercutindo o triunfo do rival sobre o líder ( sábado, o Tricolor não deixou por menos, na Fonte Nova, arquibancada em festa, 3 x 0 sobre o Vasco da Gama, domingo, fazendo uma grande partida, com direito a olé nos dez minutos finais, os cariocas sem pernas para reagir. 

Com o resultado, o Bahia chegou a 26 pontos ganhos, terminando a rodada em 11º lugar. 
*
Chocolate baiano

O Tricolor terminou o primeiro tempo com a vantagem de 2 x 0. Um jogo equilibrado, bem jogado e ofensivo dos dois lados até o gol de Tiago, o zagueirão subindo mais que a zaga vascaína e testando o cruzamento de escanteio feito por Régis, a pelota batendo no poste antes de chegar às redes.

A partir daí o Bahia abdicou de jogar. Recuou, deu espaços, não encaixou nenhum contragolpe e o Vasco tinha mais a bola, controlava as ações, evoluía bem pelas laterais, fazendo pressão, levando perigo. Aos 44 minutos, após uma baboseira na defensiva da casa, Wagner pegou uma sobra, livre, de cara, mas acertou o poste de Jean. Ufa! 

Antes de o árbitro apitar, o time carioca todo na área do Tricolor ... e aconteceu a bola roubada, a metida de Régis, a arrancada de Mendoza ganhando da zaga, livrando-se do goleiro, fazendo 2 x 0. Assim é o futebol. 
O Vasco voltou dos vestiários mais ofensivo. Saiu o apoiador Breno e entrou o veterano meia Nenê; Trocou também o meia Paulinho por Bruno Paulista. 

Mas o Tricolor ampliou para 3 x 0, logo aos 2 minutos: Chutão de Jean, Ze Rafael ganhou da zaga, Rodrigão bateu no gol, o goleiro deu rebote e Mendoza, iluminado, completou: 3 x 0, para delírio das arquibancadas. Na sequência, saiu Régis, mancando, entrou Vinícius, mais inteiro. 

Com a vantagem, a equipe baiana administrou, trocando passes, marcando, sem permitir a penetração dos cariocas. E vivo, aceso na retomada de bola. Aos 24’, num contragolpe , quatro do Bahia contra três vascaínos, Rodrigão, já sem pernas, perdeu gol feito. 

A equipe mostrou maturidade até o final. Teve o jogo nos pés, sob controle, sem sufocos.
**
´Boas atuações do miolo de zaga, do garoto Juninho Capixaba, Renê Jr e Edson incansáveis, Régis e Zé Rafael enquanto tiveram pernas, Rodrigão fundamental e Mendoza iluminado. 


*
Próximo jogo do Bahia será domingo, na mesma Fonte Nova, contra outro carioca, o Botafogo. 

*
Mancini

O treinador do Vitória arrepiou pra cima de um ‘repórter’ paulistano que, em comentário arrogante e inadequado, desmereceu o triunfo rubro-negro. Gostei. Foi na coletiva pós-jogo.

Primeiro, o time baiano venceu ( 1 x 0 sobre o líder Corínthians, 34 jogos sem perder) porque jogou bola, correu mais que o adversário, foi mais aplicado taticamente, usou uma estratégia de jogo que deu certo, fez o gol e, na segunda etapa, criou chances de fazer mais. No mais, sorte faz parte do jogo. 

Segundo, repórter tem de perguntar, apurar... não é pra comentar (pra isso tem comentarista na equipe de cobertura do jogo) e muito menos torcer. 

Terceiro, boa resposta, à altura, no momento certo. Os sulistas se acham. Não foi o Vitória que ganhou foi o Corínthians que perdeu. Ora ! É preciso levantar a cabeça e responder à altura. E olha que Mancini é paulista, nascido em Ribeirão Preto. Obrigado, Mancini. Lembrou-me o Mestre Evaristo de Macedo que também não ‘comia reggae’ de perguntador boçal. 

E tomemos vergonha na cara. Parabéns ao rubro-negro e rubro-negros baianos. 
*
Ouro Olímpico

Neste sábado, um ano da conquista da medalha de ouro, a primeira, do futebol masculino nas Olimpíadas do Rio/2016. Micale o treinador, Neymar a grande estrela da equipe.