Esporte

BAHIA perde para Timão 3x0 e se aproxima do perigo, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Campeonato brasileiro é muito dificil e time não pode cometer falhas individuais
ZédeJdesusBarrêto , Salvador | 22/06/2017 às 21:45
CORINTHIANS 3X0 BAHIA
Foto:
 
 Escorregando muito no gramado molhado da Arena Corínthians, o Bahia até fez um bom primeiro tempo, mas quando parecia reagir teve Renê Jr expulso e na sequência levou dois gols bobos, de falhas individuais, perdendo mais uma fora de casa. 

  Corínthians 3 x 0, um placar aparentemente elástico, mas  justo em função da aplicação da equipe paulista que soube aproveitar as chances, os descuidos, as falhas do adversário para golear. 

  Com o resultado, o Bahia está em 13º lugar na tabela de classificação, com 11 pontos, a dois apenas da zona de degola. O Corínthians segue líder, com 23 pontos, décima rodada do Brasileirão.  
*
Escalações:

Corínthians de Carrile, líder, 20 pontos ganhos, camisetas brancas : -  Cássio, Fagner,  Balbuena, Pablo, Arana; Gabriel, Maycon e Rodriguinho (Camacho); Jadson (Marquinho Gabriel), Romero e Jô (Kazim). 

Bahia de Jorginho, 14º colocado, com 10 pontos, camisetas tri-coloridas em verticais: - Jean, Eduardo, Tiago, Becão e Mateus Reis; Feijão, Renê Jr, Allione (Gustavo) e Vinícius (Régis)  ; Zé Rafael e Edigar Júnio. 
Árbitro:  Edwson Fernando Silva (Pará)
*
Bola rolando: 

No começo, um Bahia nervoso, os jogadores escorregando no gramado correndo e sem tocar muito na bola, o Corínthians valorizando a posse da pelota e trocando passes, tentando ditar o ritmo à sua feição. Aos poucos o Bahia foi equilibrando. 

 - Mas a primeira chance clara foi do tricolor, Zé Rafael apanhando um rebote na meia lua, livre, arrematando forte para Cássio saltar para o lado e espalmar a escanteio, aos 7 minutos.

 - O Timão respondeu aos 9’, numa arrancada de Jô pela direita, mas a defesa baiana abafou na hora da finalização. 
  -  Aos 20’, nova boa jogada de Eduardo pela direita, rolando na meia lua para Vinícius que bateu livre mas errou o alvo. O time paulista respondeu com um chuteco de Romero nas mãos de Jean.
 - Aos 23, numa saída errada de Becão, o contragolpe rápido, a defesa desarrumada, o chute de Jô, de frente, por cima. 
 - Gol ! 1 x 0 Corínthians, aos 25’, Jô !  Contragolpe e a boa metida de Fagner, rasteira, no meio da zaga, desatenta; Jô ganhou, dominou e driblou Jean, finalizando com o gol aberto.

  O tricolor cerca, tenta, troca passes no campo adversário mas é lento e não consegue penetrar, não chuta.  E os corintianos, na roubada da bola, imprimem velocidade nos contragolpes, passes largos e profundos, muito perigosos. 
  - Aos 37’, Eduardo arriscou de longe, por cima. Aos 39’, Vinícius tramou com Ze Rafael e bateu forte, rasteiro, raspando o poste, assustando Cássio. 

 Foi uma  primeira etapa bem jogada e equilibrada. A diferença básica é que o Bahia, mais tempo com a bola, troca passes laterais e permite a recomposição defensiva dos corintianos; os atletas da equipe corintiana quando recuperam a bola imprimem velocidade, alongam os passes ofensivos, pegam a defensiva baiana no mano a mano; por isso, atacam menos, mas são mais incisivos, mais perigosos.  Valeu a melhor qualidade de passe da equipe paulista. 
*
  Sem alterações nos vestiários, as mesmas equipes em campo para a segunda etapa. O tricolor voltou com a postura ainda mais ofensiva, arriscando-se, expondo-se mais ainda aos contragolpes. 

  Muitos escanteios em favor da equipe baiana, mas não adianta levantar a bola na área corintiana, a defesa paulista é muito alta e bem postada, não costuma tomar gols em bolas alçadas.  

  Aos 11 minutos, Gabriel, que já tinha cartão amarelo, cometeu duas faltas, uma por trás, e recebeu cartão vermelho, foi expulso.  Aos 14, Renê Jr disputou uma bola no alto, de cabeça, com Fagner e o árbitro compenso, expulsando também um jogador do Bahia, Renê Jr.  Injusto. 

  Jorginho retirou Allione, fraquíssimo, e colocou o avante Gustavo. A busca do gol do empate.
  O jogo ficou amarrado, caiu muito tecnicamente e em emoções. O time paulista administrando, mascando, ganhando tempo, e os baianos tentando, tentando...  Edigar Junio fez um arremate, sem direção e, aos 32’ foi substituído pelo garoto João Paulo.
  - Gol ! 2 x 0 Corínthians. Aos 34’, Fagner cobrou escanteio, Romero desviou e do lado oposto, a marcação escorregou e o zagueiro Balbuena entrou livre, com bola e tudo.  Esse gol matou o jogo e esmoreceu a equipe baiana. 
 - Gol 3 x 0 Corínthians, aos 49’.  Feijão, que vinha bem, recebeu um bola apertada, na meia lua, tentou sair jogando pelo meio e perdeu bisonhamente a bola para Marquinho Gabriel que encobriu Jean, na horinha que o árbitro se preparava para encerrar a partida. 
*
Destaques
A melhor qualidade técnica e rodagem de alguns jogadores fizeram a diferença: o lateral Fagner, o firme miolo de zaga, perfeito pelo alto e nas divididas; a pegada no meio campo, Rodriguinho, Jadson, jogadores de seleção e Jô na frente, decisivo, difícil de ser marcado.
No Bahia...  ninguém brilhou. Muita gente escorregando, por quê?   Depois da expulsão de Renê jr, o tricolor arriou, entregou-se. No segundo gol, Becão escorregou e Balbuena entrou livre. No terceiro, Feijão, já morto, vacilou feio. 

*
  O próximo jogo do Bahia é contra o Flamengo (RJ), domingo, na Fonte Nova. 
  O Vitória se bate com o Atlético (PR), em Curitiba. 

**
  Copa das Confederações:

   Só deu um a um 

   Ainda na fase classificatória, pelo Grupo B, Arena Kazan, na quinta-feira à tarde/noite,  talvez o melhor jogo tecnicamente, até agora, da competição:  Alemanha 1 x 1 Chile, a atual equipe Campeã do Mundo contra a Campeã da América do Sul. 

  Os alemães testando uma nova equipe, totalmente diferente daquela da Copa no Brasil, e os chilenos mantendo a base da equipe que venceu a Copa América.
  
  O Chile, mais entrosado, começou apertando, querendo decidir logo. E achou um gol aos 5 minutos, Alexis Sanches penetrando e concluindo bem após uma saída de bola em falso da defesa alemã, pressionada pela marcação chilena. Mas, como sempre obstinados e aplicados, os alemães empataram ainda no primeiro tempo, aos 40’, com Stindl completando na pequena área um cruzamento rasteiro da esquerda.

  Se o Chile teve mais posse de bola e superioridade na primeira etapa, tocando mais a bola e marcando em cima, na segunda etapa os alemães sobraram fisicamente, mantendo o ritmo e a mesma intensidade de jogo enquanto o adversário perdia forças e poder ofensivo. A partida foi mais disputada no meio campo, com poucos lances de área, as defesas prevalecendo.       
*
  Outro Empate

  Um pouco antes, um ‘babinha’ internacional, corrido mas duro de ver: Camarões 1 x 1 Austrália. A equipe africana, mais individualista e objetiva abriu o placar na primeira etapa. E era melhor também na segunda etapa mas o zagueirão cometeu um pênalti infantil e os australianos empataram.
O resultado praticamente rifou ambos, com um ponto apenas, cada. Na rodada final da fase classificatória, o Chile enfrenta a Austrália e a Alemanha encara Camarões. A lógica aponta triunfos de Chile e Alemanha, sem problemas. 
  *
A rodada que apontará os classificados em primeiro e segundo lugares de cada grupo e define os confrontos das quartas de final da Copa das Confederações/2017 acontece sábado e domingo.  
**