Esporte

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Peralta salva o México, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Copa está sendo disputada na Rússia
ZédeJdesusBarrêto , Salvador | 21/06/2017 às 18:22
Peralta, sempre surpreendendo
Foto: Terra
   Sem grande brilho técnico até agora nos gramados mas com muita disputa em campo e belas imagens da histórica Rússia segue a  Copa das Confederações 2017, começo de verão e tempo colorido no hemisfério norte. 
 
   Nos belíssimos e modernos estádios (Arenas), muita correia, arbitragens fracas, viradas emocionantes, gols, a novidade do árbitro virtual - aquele que fica diante da telinha da tevê para tirar dúvidas ...  Tudo isso uma espécie de aperitivo (Vodca e tira-gosto para a Copa do Mundo 2018, daqui a um ano, mesa farta na grande roça de Putin. 
                                                                                   *
  Portugal venceu anfitriões 

 Nessa quarta aconteceram dois bons jogos, bem animados, pelo Grupo A. Em Moscou, a capital, Portugal venceu a Rússia, dona da casa, por 1 x 0, gol de Cristiano Ronaldo no primeiro tempo. Mas os irmãos de idioma levaram um sufoco na segunda etapa da jovem e guerreira equipe russa.
 
  Tido como o maior astro da competição, considerado pela FIFA como o melhor jogador do planeta, Cristiano tem mostrado nessa competição, até agora, um futebol econômico, mas decisivo. Participou dos dois gols no primeiro jogo, o empate de 2 x 2 contra o México, e fez o gol contra a Rússia que determinou a vitória lusa. Ninguém espere mais ver o CR-7 dando aqueles piques, arrancadas, carreirões, participando do jogo coletivo ... nada, ele toca pouco na bola; porém não erra, é objetivo e decide. Querem mais?  
  
  No mais, Portugal, atual campeão europeu, é uma equipe nada excepcional, joga para o gasto e deve se classificar, ao lado do México, pelo Grupo A, para a fase seguinte da Copa. Ambos, Portugal e México, têm quatro pontos ganhos, com um empate e uma vitória.
                                                                                              *
 A virada em cima da ‘zebra’ 

 O treinador mexicano, nosso bem conhecido Osório (ex-São Paulo, lembram-se?), quase se encrenca contra a ‘zebra’ Nova Zelândia, em Sochi, também nesta quarta. Venceu de virada, por 2 x 1, numa partida marcada por um grande bafafá entre os atletas, no final. O primeiro tititi da competição, por conta da fraca arbitragem. 

 Não é que os neozelandeses tenham melhorado tanto e jogado um grande futebol; foram apenas aguerridos e são fisicamente muito fortes, taludos. A dificuldade dos mexicanos se deu porque o treinador Osório cismou de escalar uma equipe com oito modificações, com relação ao time que disputou o primeiro jogo. 

Como se quisesse poupar os principais jogadores, titulares, ou aproveitar o adversário mais fraco para dar chances aos reservas de jogar um pouco. Quase se deu mal. 

  A Nova Zelândia, que nunca venceu um jogo oficial em competições da FIFA, foi pra cima do adversário com tudo, sabendo ser a sua última chance de fazer história na competição e, com muita garra e correria, aproveitando-se de uma bobeira defensiva dos americanos do norte, fizeram 1 x 0 no primeiro tempo, para surpresa de todos, gol de um certo Wood. 

  Osório trocou dois, deve ter dado uma sacudidela na moçada nos vestiários e os mexicanos voltaram mais aplicados, com outra postura, totalmente ofensivos, para a segunda etapa, contando com uma atuação soberba do baixinho Aquino, aberto como um antigo ponteiro esquerdo, driblando, indo para a linha de fundo, infernizando os grandões neozelandeses.  Jimenez empatou com um golaço e o manjado avante Peralta virou e espantou a zebra da Oceania – 2 x 1. 
  
   Já no finalzinho da partida, sob a pusilanimidade de um árbitro africano sem autoridade e pouco rodado, aconteceu um entrevero em campo e quase todos os atletas se envolveram, trocaram tapas e empurrões...   O ‘soprador de apito’, consultou o árbitro de tevê (ou seja, ele fez que nada viu) e deu dois cartões amarelos, lá e cá, ansioso para o tempo de jogo expirar.  Ainda bem que findo o jogo todos se abraçaram. 
  
                                                                                      *
  Na rodada final do Grupo A, fechando, Portugal pega a mangaba da Nova Zelândia já desclassificada, sem chances; e o México enfrenta a Rússia que tem apenas um ponto, mas como anfitriões sonham golear os mexicanos e se classificar. Difícil, mas ... 

                                                                                  **
 Nesta quinta tem mais 

 - 12 hs, horário de Brasília,  em  Zenit, tem Camarões x Austrália.  Torço por Camarões pelo belíssimo uniforme e por ter muito mais identidade com a África.

 - 15 horas, em Kazan, um jogo que promete muito. A jovem equipe da Alemanha, nação que é a atual campeã do mundo, enfrenta o bom time do Chile, nossos vizinhos do lado do Pacífico, América do Sul. Os chilenos foram para a competição com os titulares – Alex Sanches, Vargas, Vidal ... -, têm um bom conjunto e pinta como um dos favoritos ao título.  Torço pelo Chile.