Esporte

Piscina Olímpica oferece aulas de natação para pessoas com deficiência

Com informações da Setre
Setre , Salvador | 18/01/2017 às 21:33
Aulas com instrutores
Foto: Marcos Reis
Pessoas com deficiência deverão ser o mais novo público atendido pela Nova Piscina Olímpica da Bahia. A ideia foi apresentada na manhã desta terça-feira 17, pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, durante visita ao segundo dia do Projeto Natação em Rede, outra iniciativa da Setre, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

O complexo aquático, localizado na Avenida Bonocô, que já recebe atletas de alto rendimento que buscam melhorar seus resultados para as grandes competições, agora passa a receber na piscina de aquecimento, crianças, jovens e idosos, organizados em diferentes raias, que dão os primeiros movimentos dentro da água em aulas de natação e hidroginástica.

O novo cenário revela a diversidade de pessoas beneficiadas pelo equipamento construído pelo Governo do Estado. Titular da Setre discutiu com a equipe técnica a possibilidade de ampliar ainda mais os públicos atendidos pelo equipamento com as pessoas com deficiência.

 “A partir de uma demanda apresentada pela população vamos contemplar também pessoas com deficiência, em turmas específicas e com profissionais capacitados para atendê-los de forma adequada. Com essa ação inovadora, o espaço reafirma sua importância no dia a dia da comunidade, beneficiando efetivamente as pessoas que mais precisam do suporte do governo”, disse o secretário. A quantidade de vagas e o período de inscrição ainda serão definidos.

NATAÇÃO EM REDE

Atualmente, 500 pessoas já participam de aulas de natação e hidroginástica no local. São 24 turmas, com aulas de 50 minutos que acontecem de segunda a quinta, das 6h às 19h. Outras 80 vagas serão destinadas a crianças e jovens de localidades atendidas pelo Programa Pacto pela Vida, através das Bases Comunitárias de Segurança.

A partir da próxima sexta-feira, 20, o espaço recebe também 100 jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundac. As aulas fazem parte do programa Natação em Rede, uma ação de apoio à iniciação esportiva desenvolvida pela Setre, através da Sudesb.

Para garantir a qualidade dos serviços, o complexo aquático conta com uma equipe multidisciplinar, formada por cinco profissionais de educação física, especializados em natação e hidroginástica, duas enfermeiras e uma assistente social.

Além do núcleo da Bonocô, a Setre/Sudesb já oferece aulas de natação e hidroginástica nas piscinas do CSU do Nordeste de Amaralina e UCSal de Pituaçu, atendendo cerca de 850 pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive pessoas com deficiência).