Esporte

Baianos da Rio 2016 homenageados nas celebrações dos 50 anos da Setre

Aniversariante do dia, pugilista de ouro Robson Conceição foi um dos muitos olímpicos e paralímpicos na solenidade
Ascom Setre , Salvador | 25/10/2016 às 18:12
Entrega de medalhas 50 anos Setre
Foto: Marcelo Reis

Um verdadeiro desfile de medalhas olímpicas e paraolímpicas de ouro, prata e bronze. Atletas, técnicos e árbitros baianos, de várias modalidades, que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foram reverenciados na manhã desta terça-feira 25, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A reverência ao olimpo baiano, que marcou o encerramento da semana de celebrações pela passagem dos 50 anos da Setre, aconteceu no terraço do prédio da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sendo conduzida pelo secretário Álvaro Gomes.

 

HOMENAGEADOS

Entre os homenageados, o aniversariante do dia, o pugilista medalha de ouro Robson Conceição que, hoje, completa 28 anos de idade e foi saudado por todos com Parabéns Pra Você.

Participaram ainda nomes consagrados dos esportes olímpicos paraolímpico, como Jeferson Gonçalves e Cássio Lopes (medalhistas de ouro no futebol de 5); Verônica Almeida (natação); Renê Pereira (remo adaptado) e Graciete Moreira (maratonista).

Estavam, ainda, Evânio Rodrigues (prata no halterofilismo paralímpico), Edneusa Dorta (bronze, na maratona T12); Adriana Araújo e Robenilson de Jesus (boxe); além dos técnicos Gérson Coutinho, Luiz Carlos Dórea e Rogério Arapiraca; e dos árbitros Og Robson (atletismo); Mona Carla e Eliomar Góes (oficiais antidoping), dentre outros.

Secretário Álvaro Gomes lembrou que as celebrações dos 50 anos da Setre visaram homenagear aqueles que constroem o esporte na Bahia. “Começamos prestando homenagens aos nossos servidores com um painel de assinaturas; depois realizamos um seminário aberto ao público, tratando da Desigualdade Social no Brasil; inauguramos uma galeria de fotos dos secretários do Trabalho; e, hoje, estamos aqui reverenciando os 51 baianos, que foram aos Jogos Rio 2016”.

 

LUCIDEZ DA TVE

Titular da Setre salientou o sucesso da Bahia na Rio 2016, pontuando o esforço dos atletas e do Governo da Bahia, através dos programas FazAtleta e Bolsa Esporte. Secretário explicou ainda a homenagem ao diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, “pela lucidez e o pioneirismo da TVE na transmissão dos jogos paralímpicos”.

Aniversariante do dia, o pugilista Robson Conceição lembrou da promessa do Governo do Estado, na construção de núcleos de boxe em áreas populares, como a que reside no bairro de São Caetano. “Já estamos finalizando as negociações neste sentido”, antecipou.

A paralímpica Edneusa Dorta (maratonista), não cabia em si de contentamento. “Assim que fomos convidados, não pensamos duas vezes. Eu e o meu guia José Alves viemos direto de Rio Claro, em São Paulo, para esta festa. Para mim, é uma honra muito grande a homenagem e eu nem sei bem como me explicar”, disse, emocionada.

Halterofilista paraolímpico, Evânio Rodrigues, que faz planos de retornar à Cícero Dantas, terra natal, comemorou o reconhecimento da Setre à sua conquista; enquanto a nadadora Verônica Almeida (paralímpica) realçou a homenagem como um reconhecimento pelos seus esforços nos treinamentos. “A Bahia foi um dos grandes nomes da Rio 2016”, destacou.

 

SOMA DE ESFORÇOS

Atleta Graciete Moreira (maratonista) se disse muito honrada por ter sido lembrada nas homenagens. “Especialmente, por praticar um esportetão sofrido como é a maratona”. Ouro no Futebol de 5, o zagueiro Cássio Lopes disse que “a medalha conquistada é a soma de todos os fatores. E o trabalho para conquistá-la tem que ser agraciado, pois só os grandes atletas ficarão na história”.

Técnicos de natação, Murilo Barreto e Rogério Arapiraca revelaram o quanto foi primordial para os atletas e paratletas baianos o apoio oferecido pelo Governo do Estado, através dos programas Bolsa Esporte e FazAtleta, que beneficiam aqueles que aqui residem. ”O reconhecimento da Setre a todos é para que toda a sociedade saiba o que está sendo feito no esporte baiano”, valorizam.

Medalha de bronze, em Londres, a pugilista Adriana Araújo foi enfática: “Estar em uma Olimpíada é uma lembrança eterna que não se apaga. Mesmo não trazendo uma medalha da Rio 2016, me sinto honrada com este reconhecimento da Setre”.

Árbitro de atletismo, Og Robson viu a celebração da Setre como um coroamento de toda a sua vida esportiva. ”Modéstia à parte, eu contribui muito dentro das minhas possibilidades para o sucesso dos jogos no Rio de Janeiro”.

Entre os homenageados estava a TV Educativa pela sua contribuição ao transmitir a competição paralímpica. O diretor Geral do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb), jornalista Flávio Gonçalves, recebeu a medalha e reforçou as iniciativas da emissora que dirige, anunciando para este domingo 30, a transmissão do Campeonato Intermunicipal 2016.

Integraram a mesa ainda o diretor da Sudesb, Elias Dourado; presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza; e o coordenador de Esporte da Setre, Wilton Brandão.