Economia

Jovem fala sobre experiência e aprendizados trabalhando na pandemia

“Trabalhar nessa pandemia tem sido um desafio e ao mesmo tempo algo inovador”, diz técnica em administração 
Ascom Saeb , Salvador | 19/01/2021 às 14:14
Vanessa Sena-Programa Primeiro Emprego
Foto: Divulgação

Planejamento, organização e foco, essas são palavras-chave para Vanessa Sena, 22 anos, técnica em administração e determinada na realização de seus objetivos. A jovem participa do Programa Primeiro Emprego (PPE) e atua via Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), há mais de um ano, na Secretaria da Administração (Saeb). Vanessa está lotada no setor da Assessoria de Comunicação Social e ressalta a importância do PPE para seu crescimento pessoal e profissional. “Além de incentivar os estudantes a fazer um curso técnico, o programa te dá uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e de ampliar os conhecimentos”, disse.  

 

E a rotina da Vanessa consiste em acordar cedo, ajudar a família com as atividades matinais, ir trabalhar e ainda arrumar um tempinho para aprender coisas novas nos cursos de qualificação profissional ou nas oficinas oferecidas pelo PPE, tentando, com estratégia e no seu tempo, absorver um pouquinho de cada coisa. No ambiente profissional não é diferente. “Tento manter minha rotina baseada nos pilares da administração. Fico responsável pela organização do setor; controle dos bens; levantamento, recebimento e acompanhamento de férias; envio e recebimento de materiais, dentre outras atividades”, explicou.  

 

Além disso, a jovem está tendo a oportunidade de entender um pouco melhor o universo jornalístico. Todos os dias, Vanessa auxilia os jornalistas em algumas áreas pertinentes à sua formação técnica e aprende um pouco das atribuições da Assessoria de Comunicação; exemplo disso é que, por acompanhar o processo de levantamento das notícias relacionadas à Saeb, Vanessa passou a ler mais jornais on-line.  

 

Fábio Vasconcelos, um dos jornalistas que integra a equipe de Comunicação Social da Saeb, elogia a atuação de Vanessa e pontua suas contribuições para o setor. “Vanessa é uma menina que chegou à Ascom para somar. Apesar de ser jovem, desde o início ela demonstrou seriedade com o trabalho, responsabilidade e maturidade. Muito determinada, ela também deixa claro seu interesse em aprender. Com humildade e foco ela vem dando outra ‘cara’ ao setor, assumindo suas funções com zelo e primor”, ressaltou. 

 

Com a pandemia, a técnica em administração redobrou os cuidados, no intuito de garantir a sua segurança e a dos seus colegas no ambiente de trabalho. Ela reforçou que álcool em gel não falta no setor e que, logo no início da pandemia, providenciou os protetores faciais juntamente com área de almoxarifado, para que todos estivessem protegidos. “Trabalhar nessa pandemia tem sido algo desafiador, pois saímos de casa e mesmo adotando todos os cuidados ainda ficamos com aquele receio. Ao mesmo tempo é algo inovador, estamos nos readaptando para fazer as coisas de formas diferentes”, salientou. 

 

Falando em isolamento social e medidas de segurança, se liga nas dicas da Vanessa e aproveita para acompanhar a Saeb no canal do Youtube (www.youtube.com/saebgovba) para acompanhar notícias da secretaria e ver os próximos vídeos do Programa Primeiro Emprego.  

 

https://www.youtube.com/watch?v=EAYaTeqHQQw&feature=youtu.be

 

Programa Primeiro Emprego, mais força para a juventude vencer! 

 

É uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovida pelo Governo do Estado, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mundo do trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados. 

 

Financiada pelo Fundo de Combate à Pobreza e coordenada pela Casa Civil, a iniciativa é viabilizada por meio de contratos com a Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS), sob a gestão da Secretaria da Administração (Saeb). 

 

A convocação é feita pela Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte (Setre), sempre com base em um ranking elaborado pela Secretaria de Educação (SEC), a partir das notas obtidas durante o curso técnico concluído pelo beneficiário.    

 

Crédito da imagem: Marcos Cruz/Saeb-BA

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba  

Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba