Economia

Banco Mundial dá início à avaliação do projeto Bahia Produtiva

Foi realizado um breve balanço da execução das ações e atividades do projeto
SDRBahia , Salvador | 24/11/2020 às 12:25
Bahia Produtiva
Foto: divulgação
Um grupo formado por representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) deu início, nesta segunda-feira (23), à 13ª Missão de Implementação e Supervisão do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Foi realizado um breve balanço da execução das ações e atividades do projeto, que segue avançando na sua estratégia de política pública realizada no estado da Bahia, para o fomento ao desenvolvimento rural, no apoio à produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional e na melhoria da infraestrutura no campo, incluindo água e saneamento rural.

Somente em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais nos diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, foram investidos R$ 539,8 milhões, beneficiando 41.490 famílias, com 1249 ações em diversos sistemas produtivos.

Além disso, foram realizadas ações no âmbito de água e saneamento com o apoio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e atendidas 18.306 famílias com assistência técnica e extensão rural (Ater).

O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, afirmou que a expectativa para a avaliação da Missão é bastante positiva: “O desempenho do projeto é considerado satisfatório tanto pela Banco Mundial quanto pelo Governo do Estado”.

A gerente do projeto e especialista Sênior em Desenvolvimento Rural do Banco do Mundial, Fátima Amazonas, explicou que o Banco fará uma avaliação dos avanços alcançados até o momento: “A expectativa é que a gente consiga chegar a um acordo sobre os próximos passos, ações e mais avanços para o projeto, mas, de uma maneira geral, a programação e as informações preliminares já nos mostram como o projeto avançou, mesmo neste ano de pandemia”.

A missão segue até o dia 7 de dezembro, quando o Banco fará uma avaliação final do projeto. Dando continuidade à programação, nesta terça-feira será realizada uma visita técnica virtual a empreendimentos apoiados pelo Projeto para apresentar as experiências sobre gestão e acesso a mercados, a exemplo da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) e a Cooperativa Mista e Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão).