Economia

Ferramentas digitais de assessoramento do Pró-Semiárido serão lançadas

O evento online acontece nesta sexta-feira (14), às 10h, pelo canal da SDR no YouTube
SDR Bahia , Salvador | 12/08/2020 às 19:45
Ferramentas digitais de assessoramento do Pró-Semiárido serão lançadas
Foto: Divulgação

Leitura & Prosa é o nome do evento de lançamento da versão digital (ebook) do II Caderno Pró-Semiárido com o tema “Indicadores de Transição Agroecológica: Subsídios ao Assessoramento Técnico Contínuo” e do podcast Prosas do Pró-Semiárido. O evento online acontece nesta sexta-feira (14), às 10h e será transmitido pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no Youtube.  

 

Os dois materiais foram elaborados neste período de pandemia, e têm como objetivo contribuir com o assessoramento técnico contínuo (ATC) a distância, no sentido de garantir que agricultores/as familiares e técnicos/as possam estreitar os diálogos e garantir que as famílias tenham o apoio necessário para fortalecer a produção e comercialização, mesmo com as restrições adotadas para conter o avanço da pandemia. 

 

O projeto Pró-Semiárido integra as ações de combate à pobreza rural do Governo do Estado. É executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

 

O lançamento contará com a participação do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, do coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart, e dos dois autores do Caderno: Carlos Henrique Ramos, subcoordenador do Projeto e Victor Leonam, Engenheiro Agrônomo e Técnico em Desenvolvimento Produtivo do projeto. Carlos explica que esta foi a forma encontrada para assegurar que o processo de ATC se mantivesse em pleno exercício no formato virtual.  

 

“O livro traz os 44 temas agrupados em sete blocos de indicadores, que serão aplicados em campo para aferir os avanços dessa transição e identificar os ganhos alcançados mediante o uso de planilhas específicas, transformadas em gráficos de fácil visualização. Com o isolamento social, esses temas (indicadores) foram transformados em podcasts para facilitar a comunicação virtual com os grupos de agricultores assessorados pelo Projeto”, ressalta, Carlos.  

 

Os temas do caderno orientam o trabalho de ATC a fim de estabelecer diálogos com os agricultores por meio de Rodas de Aprendizagem, para que possam transitar de uma agricultura convencional para uma agricultura de base agroecológica. Já o Prosas do Pró-Semiárido é uma série de podcasts com 33 episódios temáticos que serão divulgados semanalmente nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Cada uma das edições é como um programa de rádio em que é discutida uma determinada temática com contextualização e dicas de campo que podem ser adotadas pelas famílias.  

 

Os dois materiais são complementares e ajudam a trazer a metodologia presencial das Rodas de Aprendizagens adotadas pelo projeto para os meios virtuais, como explica Carlos Henrique: “Os áudios dos técnicos com as dicas sobre os temas foram acrescidos de depoimentos dos agricultores experimentadores dos grupos de interesse, simulando o que fazemos nas Rodas de Aprendizagem, um assessoramento mais horizontal. Dessa forma o projeto dá sequência ao assessoramento técnico com uma pedagogia que privilegia a dialogicidade e não o difusionismo”. 

 

A produção conta com o apoio direto das 10 entidades não-governamentais que são parceiras do projeto: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (Sajuc), Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Serviços de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Cactus), Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (Idesa), Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol) e Cooperativa de Consultoria Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopser).