Economia

CORREDORES FANTASMAS QUE ATORMENTAM EMPRESÁRIOS EM SALVADOR (TF)

Comércio da capital completa 120 dias de portas fechadas diante Covid
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/07/2020 às 13:23
Corredor em shopping sem vivalma
Foto: OG
  Assim estão os corredores dos shoppings em Salvador a completar, em breve, 120 dias. Lojas fechadas, luzes sombrias para manter alguma luminosidade aos vigilantes, corredores fantasmas. 

   A expectativa dos empresários é de que baixe logo a taxa de ocupação de leitos de pacientes com a Covid para - 75% em ocupação, como determinou o governador do Estaodo, Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) para que possam reabrir seus negócios, certamente com negociações com os administradores das unidades.

  Os prejuizos são imensos e as demissões de comerciários seguem em curso, pois, muitos não tem capital de giro e donde retirar recursos de ativos para mantê-los. Além disso, a pandemia do coronavirus está trazendo ao comércio um novo momento, das novas tecnologias, das vendas online, e quem não embarcar nesse movimento poderá desaparecer do mercado. 

  Há uma expectatica de que, como está acontecendo em outras capitais, os gestores públicos revejam esses percentuais da taxa de ocupação dos leitores hospitalares e reabram o comércio, as academias, os bares e restaurantes e outros. 

   São Pauloi já está fazendo isso. No Rio de Janeiro, que tem uma situalção bem pior do que a da Bahia, ontem, o Flamengo venceu o Fluminense e foi consagrado bicampeão cariosa. Em Fortaleza, também em situação pior do que Salvador, houve, ontem, jogo do campeonato local.

   Governador do Estado e prefeito de Salvador têm trabalhado corretamente no combate à pandemia, as taxas de evolução do patógeno estão sob controle segundo boletim da SESAB, mas, os gestores precisam sem mais flexíveis. (TF)