Economia

BRASIL E ÍNDIA ASSINAM 15 ACORDOS DE COOPERAÇÃO EM VÁRIOS SEGMENTOS

Com informações do Indian Tooday
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/01/2020 às 15:06
Presidente Jair Bolsonaro e primeiro-ministro indiano Narendra Modi
Foto: Indian Tooday
A India e o Brasil assinaram no sábado 15 acordos para intensificar a cooperação em uma ampla gama de áreas e divulgaram um plano de ação para ampliar ainda mais os laços estratégicos após negociações entre o primeiro-ministro Narendra Modi e o presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro.

No plano de ação, os dois países estabeleceram metas específicas para uma cooperação mais profunda nas áreas de defesa e segurança, comércio e comércio, agricultura, aviação civil, energia, meio ambiente, saúde e inovação e prometeram trabalhar juntos para concluir um acordo para lidar com terrorismo internacional.

O principal foco das negociações foi o aumento do comércio e investimento bilaterais, já que as duas grandes economias foram atingidas pela desaceleração econômica global.

Os 15 acordos fornecerão cooperação em uma ampla gama de áreas, incluindo petróleo e gás, recursos minerais, medicina tradicional, criação de animais, bioenergia e comércio e investimento.

"Sua visita à Índia abriu um novo capítulo nos laços entre a Índia e o Brasil", disse Modi, resumindo o resultado de suas conversas com Bolsonaro.

Chamando o Brasil de um parceiro valioso no crescimento econômico da Índia, o primeiro-ministro disse que os dois países estão na mesma página em várias questões globais e exalam confiança de que os laços se fortalecerão ainda mais.

"Apesar da distância geográfica, Índia e Brasil estão juntos em várias questões globais, pois há convergência em nossas visões", disse Modi em sua declaração na mídia na presença de Bolsonaro.

O primeiro-ministro disse que o foco está sendo dado às novas formas de aumentar a cooperação industrial em defesa.

"Queremos ter uma ampla cooperação em defesa", acrescentou.

Bolsonaro disse que os dois países consolidaram ainda mais os laços já fortes, assinando 15 acordos que fornecerão cooperação em diversas áreas.

De acordo com o plano de ação, os dois países incentivarão uma maior colaboração entre suas bases industriais de defesa e trabalharão juntos para concluir um acordo no combate ao terrorismo internacional e ao crime organizado transnacional.

Mencionou que os dois lados fortalecerão os mecanismos institucionais estabelecidos e promoverão a coordenação em questões bilaterais, plurilaterais e multilaterais de interesse mútuo, com base nos princípios de igualdade e confiança.

Bolsonaro chegou aqui na sexta-feira, acompanhado por sua filha Laura Bolsonaro, nora Leticia Firmo, oito ministros, quatro membros do parlamento brasileiro e uma grande delegação empresarial.