Economia

Obras terminal de contêineres do porto de Salvador entregues em março

João Leão vistoriou obras
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/01/2020 às 19:12
Leão vistoria obras
Foto: Alberto Coutinho
Obras do terminal de contêineres do porto de Salvador serão entregues em março
O vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico visitou, nesta sexta-feira (17), as obras de ampliação do berço de atracação Água de Meninos, no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon), que estão 70% concluídas. O local, que antes possuía 377 metros, passa a ter 800 metros, dobrando a capacidade de atendimento e permitindo o recebimento de dois navios de grande porte ao mesmo tempo. A intervenção é feita em duas etapas. A primeira delas tem previsão de entrega para o próximo mês de março. 

“No Brasil, não tem uma obra de tamanha grandeza. Nós estamos dobrando isso aqui e a nossa capacidade de carga, se tornando um dos maiores exportadores do Brasil. Teremos os maiores guindastes do mundo, onde os maiores navios do mundo vão atracar. Estamos dragando esse cais, vai ser feito um aterro na área alagada e esse porto vai nos dar muito orgulho”, afirmou Leão.

O Tecon Salvador é a principal porta de entrada de insumos e produtos consumidos na Bahia. De acordo com o diretor executivo do terminal, Demir Lourenço, mais melhorias serão feitas na segunda etapa da obra. “Nós estamos fazendo frente ao crescimento econômico, que temos certeza que virá a curtíssimo prazo na Bahia. São mais de R$ 400 milhões de investimento nos últimos dois anos. Uma vez terminada a extensão do cais, nós vamos pavimentar mais de 30 mil metros quadrados de retroárea e realizar uma dragagem para poder receber esses navios”, explicou.

Incluída no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal (PPI) do Governo Federal, a primeira fase da obra teve investimentos de cerca de R$ 443 milhões, realizados com 100% de recursos privados, gerando aproximadamente 700 empregos diretos.