Economia

Feira de Empreendedoras Criativas acontece na Senzala do Barra Preto

Feiraiyê abre inscrições para mulheres afrodescendentes, indígenas e ciganas
Viva Interativa , Salvador | 01/11/2019 às 08:21
Feiraiyê
Foto: divulgação
Estão abertas as inscrições para a primeira edição da FEIRAIYÊ - Feira de Empreendedoras Criativas, que vai capacitar e promover oportunidades de negócios para mulheres negras, indígenas e ciganas nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador. Serão disponibilizadas, no total, 130 vagas. As interessadas devem fazer suas inscrições no site www.feiraiye.com.br por meio de formulário até o dia 13 de novembro. O resultado será divulgado em 20 de novembro.  
O evento é uma iniciativa do Ilê Aiyê, em parceria com a Multi Planejamento Cultural e Caderno 2 e tem promoção da Década Estadual Afrodescendente, Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo é estimular o desenvolvimento do empreendedorismo planejado e estruturado para os negócios de afrodescendentes, indígenas e ciganos. 
Atualmente, o Brasil possui 11 milhões de empreendedores afrodescendentes, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), numa economia em que os negros  movimentam mais de R$1 trilhão de reais por ano, de acordo com pesquisas do Instituto Locomotiva. A expressiva participação desse público no mercado é o pano de fundo da realização da FEIRAYÊ, que investe em ações de fomento para o empreendedorismo.
As iniciativas de capacitação se fazem mais importantes ainda em uma realidade em que a crise econômica estimula o crescimento do empreendedorismo de oportunidade como alternativa em tempos de recessão. Apesar dos benefícios, esse tipo de negócio normalmente não conta com um planejamento adequado e não possui características de inovação essenciais para a sobrevivência da empresa.
Programação da Feira - Nos quatro dias de evento, a FEIRAYÊ vai contar com uma programação diversa com painéis, sessões de mentorias e rodadas de negócios com consultores e especialistas de destaque nas áreas de comunicação, finanças, gestão, consultores de negócios e vendas, que vão auxiliar as 130 mulheres por meio de ferramentas e estratégias de administração financeira, marketing, tributária, recursos humanos e desenvolvimento do próprio negócio.
Na ocasião, os profissionais e consultores também vão apresentar palestras sobre o cenário do mercado e iniciativas de sucesso. Das 130 empreendedoras selecionadas, 30 delas serão escolhidas para participar de uma feira expositiva, aberta ao público, onde poderão mostrar e comercializar produtos que integram os ramos de gastronomia, moda, acessórios, artesanatos, beleza, dentre outros.

 

 

SERVIÇO:

Inscrições abertas FEIRAIYÊ

Período: Até 13/11

Divulgação do resultado: 20/11

Onde: https://feiraiye.com.br/