quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Economia

Otimismo das agências publicitárias cai no segundo trimestre de 2019

Os dados são da pesquisa VAN Pro
Rafael Veloso , Salvador | 14/08/2019 às 12:59
Otimismo das agências publicitárias cai no segundo trimestre de 2019
Foto: divulgação
Apenas 45,7% dos representantes das agências publicitárias da Região Nordeste consideraram o segundo trimestre de 2019 melhor. A previsão era de 69%. Já o percentual dos que acharam o período pior aumentou, foi de 26,2% em relação à previsão que era de 11%. Os dados são da pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), realizada pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia).
Vale ressaltar que a pesquisa não refletiu a aprovação da Reforma da Previdência, já que a maioria das respostas ocorreu antes da votação. O levantamento foi feito no início do terceiro trimestre de 2019 e reflete a performance de 194 agências de todas as regiões do Brasil no 2º trimestre deste ano, além das perspectivas para o próximo trimestre e para o ano de 2019 como um todo.
Para Glaucio Binder, presidente da Fenapro, a votação da Reforma da Previdência só deverá mudar o humor do mercado mesmo quando acontecerem as medidas que destravarão a economia. “Assim como os demais setores da economia, as agências de propaganda ainda esperam movimentações macroeconômicas mais contundentes e mais efetivas para a melhora de mercado”, ressalta Binder.
Perspectiva nacional - Apesar da frustração com relação à performance no segundo trimestre do ano, se forem somados os índices dos que preveem um trimestre melhor ou igual, o resultado será praticamente igual ao do trimestre anterior (82,8% agora/ 83% no trimestre passado). De qualquer maneira, com exceção do Centro-Oeste, todas as regiões apresentaram queda de otimismo no curto prazo.
As regiões Norte e Nordeste estão entre as mais otimistas (com 66,7 e 56,4% de otimistas, respectivamente). A região Sudeste foi das que apresentaram melhor performance no segundo trimestre, contrastando com a região Sul, que mostrou o mais baixo índice de performance e de otimismo com o período futuro. Entre os estados, o mais otimista com 2019 é o Mato Grosso (75%) e os menos, Rio de Janeiro e Paraná (33,3%). São Paulo ficou um pouco acima da média Brasil, com 51,2% de otimistas, contra 49,1% do consolidado Brasil.
O quadro de concorrências manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior. Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se como a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (as mesmas posições do trimestre anterior).