Economia

Ilhéus: Chocolate e negócios se combinam no Festival do Chocolate 2019

O prefeito Mário Alexandre recebeu a comitiva presidida pelo governador Rui Costa
Secom Ilhéus , Ilhéus | 19/07/2019 às 10:53
Festival do Chocolate 2019
Foto: Clodoaldo Ribeiro
A décima primeira edição do Chocolat Bahia 2019 registrou número recorde de participantes no fim de tarde desta quinta-feira (18), durante abertura do evento, considerado o maior do Brasil no setor. O Centro de Convenções de Ilhéus abriu as portas para mostrar toda a força do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, e a combinação frio, chocolate e negócios passou a integrar o cardápio de oportunidades de produtores, clientes consumidores e estudantes.
O prefeito Mário Alexandre recebeu a comitiva presidida pelo governador Rui Costa, que estava com parte do seu secretariado. “Ilhéus vislumbra o cenário perfeito para eventos como este. Ilhéus está na rota dos melhores chocolates do mundo”, declarou o prefeito que garantiu apoio do município à iniciativa. A nova edição conta com 170 expositores, sendo mais de 70 marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia e Amazônia.
No evento, Rui Costa falou da força da economia solidária e seu potencial de comercialização. “Cada vez que venho ao evento, fico mais entusiasmado e otimista. Ele representa o ressurgimento da economia do cacau. Estamos saindo daquela lógica de exportar o cacau ‘in natura’ para agregar valor. É impressionante a qualidade e a diversidade de produtos”, afirmou.
Por sua vez, o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco salientou que “esse evento é importantíssimo para fomentar a economia da região. A cidade de Ilhéus, que já conta com belezas naturais, uma rica cultura e a magia de Jorge Amado, agora tem o chocolate de origem como fator de agregação ao turismo”.
Já o empresário e idealizador do evento, Marco Lessa registrou que o festival firma o sul da Bahia como uma das principais regiões produtoras de chocolate de origem do Brasil. Agrega turismo e cultura regional com traços da economia criativa”. O principal evento de agronegócio, turismo e gastronomia pretende atrair cerca de 50 mil visitantes.
O evento segue até domingo (21), mas, até lá, o público terá à disposição uma vasta programação que inclui atrações musicais, gastronômicas, estandes de comercialização de produtos, fóruns e palestras que apresentam toda a cadeia produtiva que vai do cacau ao chocolate, além de workshops, exposição, visita às fazendas de cacau, recreação, minicursos de confeitaria para crianças e exposição.
Prestigiaram a abertura oficial do 11º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, os senadores Jaques Wagner e Ângelo Coronel; os secretários Lucas Costa (Agricultura); Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego e Renda); Adélia Pinheiro (Ciência, Tecnologia e Inovação); Joao Carlos Oliveira (Meio Ambiente); Josias Gomes (Desenvolvimento Rural).