Economia

Tecnogres reaproveita 72% dos resíduos sólidos produzidos

Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da marca do Grupo Fragnani também encaminha sucatas para mercado consumidor e embalagens para reciclagem
Paula Pitta , Salvador | 17/07/2019 às 08:11
Fábrica Tecnogres
Foto: Marcelo Marona
Desde a sua fundação em 2007, a Tecnogres, marca de revestimento que pertence ao Grupo Fragnani com fábrica em Dias d'Ávila, implementou programas para minimizar os impactos ambientais garantindo um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Foram realizados testes para otimizar os processos e reduzir os resíduos sólidos descartados.
Essas iniciativas geraram resultados e atualmente 72% do material descartado durante a produção dos revestimentos é reaproveitado na própria fábrica.  Os itens retornam para linha de produção e são usados na fabricação de massa para fazer os pisos.
Apenas os resíduos do polimento do porcelanato e pedaços de piso queimado que por acaso quebrem durante a produção não são reutilizados pela Tecnogres, mas são encaminhados para a multinacional Lafarge Holcim, que aproveita o material na produção de cimento.
O processo produtivo também economiza água, já que 100% do material utilizado é de reuso, evitando o gasto de água potável na fabricação dos porcelanatos. Esse material também possui resíduos, que são reaproveitados na produção.
As duas ações evitam que 27 toneladas de resíduos sejam descartadas no ambiente diariamente. "Mais do que uma economia, essas iniciativas foram implantadas para evitar o descarte na natureza de algo que seria considerado lixo, mas que pode ser reaproveitado. Desta forma, fazemos uma gestão consciente e responsável dos resíduos sólidos produzidos em nossa fábrica", explica Veraldino Sales de Almeida, gerente técnico de laboratório de massas da Tecnogres.
De acordo com ele, a ação também reduz o volume de matéria-prima retirada da natureza, já que parte dos produtos usados na fabricação são de resíduos produzidos na própria fábrica. "Ao invés de retirar mais matéria-prima do ambiente, eu uso o que seria descartado, contribuindo duplamente com a preservação da natureza", complementa.
Por meio do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, a Tecnogres também destina ao mercado consumidor sucatas e embalagens para reuso e reciclagem.