quinta-feira, 14 de novembro de 2019
Economia

Agricultores familiares recebem capacitação sobre atividade leiteira

Serão oito turmas abrangendo 200 produtores de leite
SDRBahia , Salvador | 11/07/2019 às 09:50
Agricultores familiares recebem capacitação sobre atividade leiteira
Foto: divulgação
Agricultores familiares produtores de leite, dos municípios de Marcionílio Souza, Ruy Barbosa, Baixa Grande, Ipirá, São Domingos, Riachão do Jacuípe, Santa Luz e Queimadas, apoiados pelo Governo do Estado, participam, até a próxima sexta-feira (12), na Comunidade do Caxá, município de Marcionílio Souza, Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, da Formação de Produtor Rural na atividade leiteira. A ação integra o Projeto Piloto da Comissão Baiana do Leite e atende os filiados da Cooperativa dos Produtores de Leite do Médio Paraguaçu (Coopertam).
A formação iniciou nesta terça-feira (09) e é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pala Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar). O objetivo é otimizar os resultados do projeto.
No total, serão oito turmas abrangendo 200 produtores de leite. Participarão também produtores da Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Coapechad), Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf), Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Território do Sisal (Coopsisal), Cooperativa de Leite do Vale do Jacuípe (Coovale), Associação do Espanta Gado, Associação do Umbuzeiro e Associação do Miranda.
"Como produtor de leite tenho a certeza que vou ter toda assistência técnica que precisamos. A formação vai fortalecer a base produtiva da cooperativa", afirmou Maurício Dourado, presidente da Coopertam, do município de Macionílio Souza. No âmbito do Bahia Produtiva, foi disponibilizada a contratação do serviço de consultoria para a elaboração do Plano de Negócios e acompanhamento do projeto da cooperativa.
O Projeto Piloto é uma iniciativa da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, constituída pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A ação, que prevê a formação, logística, utilização de inovações tecnológicas de produtores rurais vinculados a cooperativas e associações, no período de três anos, está sendo realizada por meio de parceria entre a CAR/SDR, Senar, Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e Sebrae.