segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Economia

ExpoSerrinha vai movimentar criadores de caprinos e ovinos

De 13 a 16 de junho
Prefeitura de Serrinha , Serrinha | 11/06/2019 às 11:30
ExpoSerrinha vai movimentar criadores de caprinos e ovinos
Foto: divulgação
De 13 a 16 de junho acontece no Parque Maria do Carmo, a Exposerrinha 2019, maior feira de caprinos e ovinos de toda a Bahia. Para esta segunda edição serão montadas 120 baias que vão abrigar cerca de 700 animais de criadores da Bahia e também de outros estados, como Sergipe e Alagoas. “A Exposerrinha tem tudo para se firmar como uma das principais feiras agropecuárias do Brasil”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Silvaney Santiago Souza. Uma das razões está nos resultados alcançados já em 2018 quando o volume de negócios gerados chegou a meio milhão de reais. “Este ano todas as baias já estão vendidas e agora quem quiser participar vai ter de esperar até 2020”, comemora.
A exposição vai reunir criadores das raças Santa Inês, Dorper, Boer, Anglo-Nubaino, entre outras. A premiação também dobrou em relação ao ano passado, quando foram distribuídos R$7,5 mil reais em prêmios. Na edição 2019 as premiações chegam a R$15 mil. “O que demonstra que estamos no caminho certo”, afirma o secretário. 
Segundo o Censo Agropecuário do IBGE somente a cidade de Serrinha possui cerca de 200 criadores de caprinos e 666 criadores de ovinos, o que faz com que a cidade supere outros municípios como Irecê e Feira de Santana. “Temos potencial para sermos reconhecidos como a cidade baiana com excelência em Caprinovinocultura”, afirma o prefeito de Serrinha, Adriano Lima.
Além do desfile de animais, a Exposerrinha conta com 20 stands com tratores, carros, motos, plantas ornamentais e frutíferas, feira de orquídeas e plantas do deserto. Uma das atrações deste ano que promete agradar as crianças é a Mini-fazenda com animais como cavalos, bois e ovelhas, todos em miniatura. No local também será montada uma feira com produtos provenientes da agricultura familiar como hortaliças, frutas e verduras.
Para quem quiser participar da ampla programação que também inclui palestras e cursos, será montada uma praça de alimentação e uma churrascaria no local. Todos os dias também haverá apresentação de grupos de forró. A Exposerrinha tem entrada gratuita.