Economia

Aeroporto Salvador Bahia é premiado por financiamento de obras

O reconhecimento foi anunciado na noite da última quinta-feira (14), em Nova Iorque
Comunicativa BA , Salvador | 16/03/2019 às 07:51
Aeroporto Salvador Bahia é premiado por financiamento de obras
Foto: divulgação

O financiamento da primeira etapa das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Salvador Bahia, integrante da rede VINCI Airports, junto ao Banco do Nordeste foi premiado como “acordo do ano” de 2018 na América Latina (Latin American Airport deal of the year) pela IJGlobal Magazine, uma publicação internacional do mercado de infraestrutura e energia. O reconhecimento foi anunciado na noite da última quinta-feira (14), em Nova Iorque.

O contrato entre a VINCI Airports e o Banco do Nordeste (BNB) para o financiamento de R$ 516 milhões foi assinado em junho de 2018. O prazo é de 20 anos. Este foi o primeiro financiamento integral sem garantia específica (do tipo non-recourse) do setor aeroportuário do Brasil. A assessoria financeira da transação é do BNP Paribas e a assessoria jurídica é do escritório Mattos Filho.

A VINCI Airports se tornou a concessionária do Aeroporto Salvador Bahia em 2017 e assumiu as operações em 2018 depois de completar o processo de transição sob a liderança das autoridades competentes. Desde então, um projeto para  as obras de modernização e ampliação do Aeroporto foi levado adiante com sucesso. Ele contempla diversas intervenções como ampliação da área construída em 20.000m², construção de um novo píer com 6 pontes de embarque, nova área de embarque, renovação do sistema de refrigeração, expansão do pátio de aeronaves, reforma das pistas principal e auxiliar, remodelação do Terminal de Passageiros, investimentos em sustentabilidade, entre outras.

“Em um ano no qual tivemos outros financiamentos de grande porte, inclusive no setor aeroportuário, é uma honra termos recebido este reconhecimento de um júri composto por grandes players do mercado de financiamento de projetos. O prêmio é mais uma evidência da nossa bem-sucedida entrada no mercado brasileiro e da expertise da VINCI Airports em construção e desenvolvimento de aeroportos”, destacou Julio Ribas, diretor presidente do Aeroporto de Salvador.