Economia

ACI participa de audiência pública sobre isenção do IPTU á Indústrias

Entidade aproveita encontro e solicita atenção também para os empreendedores do município
Viviane Cabral , Salvador | 15/03/2019 às 16:27
Reunião na Câmara
Foto: Andreyver Lima

A Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna promoveu nesta quinta-feira, 14, uma audiência pública para discutir a isenção do IPTU para as indústrias instaladas no pólo Industrial do município, a fim de, ouvir empresários, comerciantes, técnicos e dirigentes de entidades representativas da sociedade para colaborarem com o tema. A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, representada pelo vice-presidente, Eduardo Carqueija Júnior, manifestou favorável ao projeto, justificando pelo retorno que essas unidades dão à cidade.

A ACI acredita que ação poderá favorecer um aumento nos números de empregos diretos; massa de salários expressiva; contratação de serviços de outras empresas da cidade (Ex: fretes, segurança, terceirizados, entre outros); manutenção de creche na empresa; e qualificação de mão de obra. “Apresentamos alguns números das atividades econômicas de Itabuna e reivindicamos aos vereadores a extensão do benefício para outras indústrias de menor porte. Citamos com o exemplo as indústrias: Laticínios Boa Hora; Varascha e Vésper que não usufruem de nenhuma isenção ou benefício público e não contam sequer com um acesso decente para suas instalações”, declarou Júnior.

O projeto que foi elaborado e apresentado pelo Executivo Municipal tem como requisitos para a isenção, como prova de regularidade fiscal e previdenciária, dentre outros: o quantitativo mínimo de quinhentos funcionários por empresa e novas contratações de funcionários, com aumento de 20% por ano. O presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, e o diretor do SINDICOM, José Adauto, reforçaram a posição da ACI mostrando que as entidades estão em comum acordo, quando o assunto é o desenvolvimento comercial do município.

A relatora da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos, vereadora Charliane Sousa, destacou a importância do projeto para o município, bem como, a participação das entidades para construção do embasamento na emissão do parecer do projeto: “Solicitei tal audiência para que as entidades desse segmento tão importante fossem ouvidas. É salutar essa construção coletiva, pois nos dará também um suporte para conclusão do relatório”, destacou a vereadora.

Os vereadores que estiveram na audiência, se comprometeram em analisar as solicitações da ACI, entendendo serem justas as demandas.  Ao final, a entidade aproveitou, para solicitar, aos edis, uma atenção especial para os empreendedores do município, sejam empresários locais ou de outras regiões que investem na cidade, pois são todos geradores de empregos e renda.