Economia

Verão movimenta vendas no comércio de Salvador

Redes supermercadistas estão otimistas com as vendas de bebidas, caixas térmicas, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado
Najara Sousa , Salvador | 21/01/2019 às 10:34
Bebidas
Foto: divulgação

O Verão é a estação do sol, das festas e das viagens. De acordo com trade turístico de Salvador, 3,7 milhões de turistas devem passar pela capital baiana entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019, movimentando a ocupação de hotéis, bares e restaurantes e fazendo a economia girar. Seja para abastecer as famílias ou estabelecimentos comerciais, a rede Mercantil Rodrigues estima um crescimento nas vendas, principalmente de bebidas. “Reforçamos nosso estoque em 30% no mês de janeiro e a perspectiva é de 20% de crescimento nas vendas até o fim da estação”, afirma Luiz Maciel, gerente comercial. “A venda maior é de cerveja, mas o consumo de água, refrigerante, sucos e destilados também chega a aumentar 15%, nessa época. Comprando em quantidade e aproveitando as ofertas, a economia nas compras pode chegar a 15%”, pontua.

Quem também se beneficia com a chegada dos turistas são os pequenos comerciantes e informais, que apostam em caixas térmicas, isopores, mesas, cadeiras e banquetas plásticas para comercializar alimentos e bebidas nas praias ou nas ruas. A expectativa da rede GBarbosa é que haja um crescimento de 10% a 15% nas vendas desses artigos. 

Outro setor impulsionado pela estação é o de eletros, que tem como destaque os ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.  Somente nesse mês de janeiro, a rede registrou um aumento de 50% nas vendas de ventiladores e 35% para vendas de ar-condicionado.