Economia

Itacaré vai realizar a Expofeira 2019 com shows e produtos

De 24 a 26 de janeiro
Ed Camargo , Itacaré | 13/01/2019 às 18:27
Expofeira
Foto: divulgação

Itacaré vai realizar a Expofeira 2019, no período de 24 a 26 de janeiro, na Praça São Miguel, um evento que contará com a participação de cerca de 25 associações de agricultores familiares, assentamentos rurais e unidades quilombolas das mais diversas regiões do município. O evento faz parte das comemorações dos 287 anos de emancipação política de Itacaré e tem o objetivo é mostrar toda a produção agrícola da zona rural do município, promover a capacitação e a integração entre os agricultores, garantir opções de lazer para os itacareenses e turistas, além de gerar oportunidade da realização de grandes negócios.

A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, com o apoio do Governo do Estado da Bahia e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS-Litoral Sul). Durante a Expofeira de Itacaré serão realizadas exposições de produtos da agricultura familiar, oficinas temáticas, seminários, shows musicais, apresentações folclóricas, provas e brincadeiras típicas como a tradicional gincana de quebra de cacau, touro mecânico, distribuição de mudas, calcários, outros insumos e brindes para os agricultores, além do concurso para a eleição da Garrota Rural, com a participação de representantes das 25 associações que agricultores do município,

Ainda durante a ExpoFeira acontecerá a entrega de maquinário para as associações rurais. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera o evento como de extrema importância, não somente pela integração entre os agricultores, como também pela oportunidade de se divulgar e mostrar tudo o que vem se produzindo nessa região, movimentando a economia do município e gerando cada vez mais renda, emprego e a melhoria da qualidade de vida no campo.

O evento será ainda um momento para mostrar os projetos que já vem sendo executados no município e apresentar iniciativas que vem dando certo em outras regiões e que podem ser implantadas em Itacaré. Tudo isso sem contar com o objetivo de incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar, promover a inclusão econômica e social das famílias de agricultores, possibilitar a troca de experiências entre agricultores e público e estimular e valorizar a agricultura familiar local. Tudo isso sem contar coma possibilidade de promover acesso a segurança alimentar e nutricional, assegurar a informação por meio de oficinas e seminários, incentivar o consumo sustentável e alternativas agroecológicas, desenvolver a coletividade e economia solidária e ampliar a rede de contatos dos agricultores familiares.