Economia

Artista baiana movimenta o mercado de grandes decorações

À frente de uma equipe especializada, Telma Calheira assina o Natal de oito shopping do Nordeste
Abafa Banca Comunicação , Salvador | 20/12/2018 às 14:01
River Shopping, em Petrolina PE
Foto: div

Principal referência na decoração de grandes espaços – das ruas do Pelourinho a grandes shoppings de várias cidades do Nordeste – Telma Calheira está com a agenda cheia neste período pré-natalino. A artista plástica baiana premiada está com nada menos que oito projetos em shoppings diferentes. São cinco na Bahia, um em Pernambuco e um em Sergipe, além de decorações externas na Bahia e no Acre.

Sediada em Ibirataia, no Sul da Bahia, onde mantém uma equipe especializada, a artista cria projetos exclusivos com o que tem de mais moderno no mundo em tecnologia, emocionando tanto os clientes quanto o público. “Gosto muito do Carnaval e do São João, mas o Natal é, sem dúvida, minha festa preferida”, revela Telma, que lançou até um aplicativo para as pessoas editarem as fotos que tiram nas decorações: link para IOS (itunes.apple.com/br/app/telma-calheira/id1439332120?mt=8) e para Android (play.google.com/store/apps/details?id=br.com.telmacalheira.aplicativo).

 

Decorações de shopping

 

Gran Circo Noel foi o tema escolhido por Telma e sua equipe para a decoração interativa de Natal do Shopping Itaigara, em Salvador. “Procuramos retratar os antigos circos, tendo como a figura central o Papai Noel que surge caracterizado como palhaço, usando roupas bem coloridas. Incluímos um brinquedo italiano bem interessante, no qual o transformamos em uma árvore de Natal gigante, com braços e seis gôndolas gira-gira, com capacidade de quatro pessoas em cada”, explica a artista. Além de inovador, o projeto tem feito a alegria das crianças e dos adultos, que fazem fila para brincar.

A magia dos ursos, das abelhas e mel serviram de inspiração para a decoração de Natal do Shopping Center Lapa, em Salvador. A Vila do Mel tem uma casinha toda em madeira com uma árvore de Natal gigante no topo, decoradas e iluminada, com muitas abelhas, colmeias, flores, ursos, bolas, estrelas. “Além de todo o encanto, temos uma banda de ursos animatronic, que cantas músicas de Natal e anima a criançada. Criamos ao fundo o parque temático infantil, com um balanço de bolas de Natal e um carrossel de ursos”, relata Telma.

Licenciada Mundo Bita - animação pernambucana Indicada ao Grammy Latino 2018 de Melhor Álbum Infantil – , Telma Calheira levou os personagens amados pela criançada para animar o Natal do Boulevard Shopping, em Feira de Santana. “A decoração retrata o filme musical Natal do Bita, recriando o cenário do episódio, com a casa do Bita, todos os animais, as três crianças e o personagem principal”, lista a designer. “Trouxemos para este tema também um trenzinho, retratado em outro episódio que tem como convidado o cantor Milton Nascimento. O tema é muito lúdico e encantador e dá às crianças a experiência de passear nos vagões por uma floresta nevada, passando por dentro de uma árvore de Natal gigan te e desfrutar de todo os personagens durante o percurso”, acrescenta.

Haja criatividade! Para dar vida ao Natal do Jequitibá Plaza Shopping, em Itabuna, Telma e seu time escolheram colocar um elegante trenzinho na decoração. “Ele leva as crianças a um passeio em uma floresta encantada, com muitos animais, duendes, árvores, flores, um treno com Papai Noel e muito mais”, revela.

Para a decoração do Juá Garden Shopping, em Juazeiro, o tema escolhido foi Natal dos Balões, com direito a elementos aéreos, com Papai Noel passeando em balõezinhos e pulando de paraquedas. “Fizemos ainda uma árvore de sete metros e colocamos a poltrona do Papai Noel dentro do cesto de um balão gigante de 5 metros de altura”.

O Gran Circo Noel também é o tema da decoração de Natal do River Shopping, em Petrolina-PE. Dessa vez, a figura central do Papai Noel está cercada por personagens do maior espetáculo da Terra, como equilibrista, domador, trapezista, vendedor de pipoca, vendedor de algodão doce, etc. Como atração principal foi criado um picadeiro com uma árvore de Natal gigante e uma banda de Papai Noel animatrinic, que faz a apresentação do circo e tocam músicas de Natal alegrando o público que visita o centro de compras.

Doces gigantes decoraram o Natal do Shopping Peixoto, em Itabaiana-SE. Bengalas, pirulitos, sorvetes, chocolates e um Papai Noel no trenó para encantar os adultos e as crianças que fazem fila diante de um lindo coreto, todo decorado de doces, onde fica a poltrona na qual o bom velhinho recebe a todos para ouvir os pedidos de presentes.