Economia

Tecon Salvador bate recorde de movimentação em setembro

O último recorde era de julho de 2018
Flávia de Oliveira , Salvador | 16/10/2018 às 18:27
Tecon Salvador cais Água de Meninos
Foto: div

O Tecon Salvador, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, estabeleceu seu novo recorde de movimentação mensal em setembro de 2018, atingindo a marca de 20.492 contêineres (cntrs) movimentados, 16.253 deles cheios. O último recorde era de julho de 2018, com 20.316 cntrs movimentados. Um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o aumento das importações em setembro, com crescimento aproximado de 20% comparado ao mesmo mês de 2017. A alta foi impulsionada pelas movimentações de polímeros e químicos. Exportação e cabotagem também apresentaram indicadores positivos.

 

De acordo com a diretora comercial do Tecon Salvador, Patricia Iglesias, o terminal está batendo recordes em sequência fruto de uma combinação de estratégia comercial bem-sucedida, que permitiu captar maior número de embarcadores e cargas em 2018, com a implantação de novos equipamentos e de uma ferramenta de gestão operacional, o Navis N4, utilizado nos maiores terminais do mundo. "Com a modernização constante, reduzimos o port stay e o truck cycle (tempo de permanência do navio no porto e dos caminhões no pátio), tornando possível aos nossos clientes uma economia de tempo e de recursos em escala", ressalta Patrícia Iglesias.

 

O Tecon Salvador é hoje um dos principais agentes de atração de investimentos para o estado da Bahia. Com uma área de 118.000 metros quadrados e capacidade para movimentar 435.000 TEU (sigla para Twenty-foot Equivalent Unit - Unidade Equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, já investiu mais R$ 300 milhões desde sua inauguração, em 2000. O terminal conta com um cais principal de 377 metros e calado de 15 metros (49 pés); um cais secundário de 240 metros e calado de 12 metros (39 pés); 4.000 metros quadrados de armazém alfandegado; 684 tomadas para contêineres refrigerados; 11 guindastes de pátio do tipo RTG (Rubber-Tyred Gantry), sendo nove elétricos; e seis guindastes de pátio do tipo STS (Ship-to-shore), sendo três do modelo Super Post-Panamax.


Sobre o Grupo Wilson Sons

 


O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. A Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.