Economia

Projeto vistoria 17 prédios públicos para reduzir desperdício de água

Professor da Ufba pode falar sobre iniciativa que já gerou economia de R$ 26 milhões para os cofres públicos
Ascom Saeb , Salvador | 25/09/2018 às 11:10

Já estão em andamento, desde o dia 18 de setembro, vistorias nas instalações hidráulicas de 17 prédios públicos do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Servidores públicos em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) vão identificar e corrigir vazamentos nesta terça-feira (25) na Secretaria da Segurança Pública (SSP), e quarta-feira (26) na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A iniciativa integra as ações do Programa de Racionalização de Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos Estaduais, desenvolvido pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM) da Ufba.

 

Para falar sobre o tema, sugerimos entrevista com o professor da Escola Politécnica da Ufba, Asher Kiperstok, coordenador da Rede de Tecnologias Limpas. Especialista em Prevenção da Poluição e Produção Limpa, o professor poderá fornecer detalhes sobre o Programa de Racionalização que, desde 2008, já permitiu ao Estado economizar R$ 26 milhões com a eliminação de desperdícios no uso de recursos naturais.

 

 

Institucionalizada por meio do Decreto Estadual n° 12.544/2011, a iniciativa prevê a adesão de unidades administrativas interessadas em práticas sustentáveis que gerem também economia para o erário.  Uma das vertentes de atuação do programa é a utilização do sistema Aguapura Vianet,  ferramenta desenvolvida pela Ufba que permite acompanhar diariamente o consumo de água e energia, identificando com agilidade eventos que provocam desperdício e perdas. O monitoramento é realizado por meio da atuação Ecotimes, grupos de servidores criados com o objetivo de viabilizar a execução do projeto nos diversos órgãos da administração direta e indireta.