Economia

Cardim entrega Carta do SOS .Rio Joanes ao ministro do Meio Ambiente

Devido à poluição, em alguns locais a coloração do rio é mais escura, com espuma e produz um forte odor.
Teia , Salvador | 20/06/2018 às 22:15
Encontro em Brasília
Foto:
O Secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, teve uma audiência nesta terça-feira (20), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília,  com o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte. A pauta do encontro foi o Movimento SOS Rio Joanes, do qual Cardim é um dos integrantes. O ministro colocou à disposição os técnicos do Ministério para ajudar na questão e frisou sobre a importância do Plano de Bacias Hidrográficas da Bahia para o aporte de recursos federais para a preservação ambiental.

  “Após a audiência, ficou absolutamente entendido pelo ministro que a despoluição do Rio Joanes e a sua revitalização não é uma responsabilidade isolada de Lauro de Freitas, mas de todos os municípios que formam a Bacia do Joanes”. Ele frisou que este rio é responsável pelo fornecimento de “cerca de 40% da água potável da Região Metropolitana de Salvador.

 “Estamos tendo diálogos com representantes das diversas esferas governamentais e ONGs no sentido de sensibilizar as instituições e os cidadãos sobre a necessidade de salvar o Rio Joanes, que está bastante poluído”. Cardim foi curador técnico do Seminário SOS Seminário S.O.S. Rio Joanes, realizado em Lauro de Freitas em abril deste ano com a presença de especialistas da área ambiental e Desenvolvimento sustentável e autoridades governamentais..

O caminho da revitalização, segundo Cardim, precisa passar por  especialistas, autoridades, ambientalistas, acadêmicos, empresários, ongs, oscips, lideranças comunitárias, Ministério Público e  imprensa.