Economia

ABCAM mantém greve dos caminhoneiros e preços de produtos dão salto

Há desabastecimento em vários segmentos da sociedade
Da Redação , Salvador | 25/05/2018 às 07:27
Protesto em Luiziânia, Brasília
Foto:
O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, deixou uma reunião na Casa Civil antes do término na tarde desta quinta-feira e afirmou que a entidade mantém posição de manutenção da greve dos motoristas, mas que outras entidades da categoria aceitaram suspender temporariamente a paralisação.

"Enquanto presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), não entregar projeto votado e assinado pelo presidente (Michel Temer), da minha parte não levanto o movimento", disse Lopes a jornalistas depois de sair da reunião sem que ela tivesse terminado.

ACORDO MEIA BOCA

A expectativa era que os caminhoneiros deixassem as rodovias de todo país a partir desta madrugada, já que representantes da categoria anunciaram que fecharam acordo para suspender o movimento nacional por 15 dias.

Em compensação, a Petrobras vai manter a redução de 10% no valor do diesel nas refinarias por 30 dias. Nesse período, o governo se comprometeu a buscar formas de reduzir os preços do combustível.

A negociação também prevê que o governo faça uma previsão mensal dos valores do diesel até o final do ano.
Os caminhoneiros são representados por 11 entidades, sendo que uma delas - Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que representa 700 mil caminhoneiros - recusou a proposta.

Prejuízos

A greve nacional, que começou na última segunda, afeta diversos setores da economia. Os postos de combustível reclamam de desabastecimento e os consumidores enfrentam longas filas nos estabelecimentos que ainda têm gasolina e etanol.

Os comerciantes de feiras livres também dizem que faltam produtos para vender. Os itens ainda disponíveis estão mais caros.