Economia

Trump acusa cartel OPEP de "aumentar artificialmente" preço petróleo

Com essa medida da Opep a gasolina no Brasil vai subir ainda mais e poder chegar a R$5,00 o litro (Com The Washington Post)
Da Redação , Salvador | 20/04/2018 às 11:24
Donald Trump
Foto:
O presidente Trump criticou o cartel de petróleo da OPEP na sexta-feira, acusando o grupo no Twitter de "artificialmente" aumentar os preços do petróleo e declarando que "não será aceito!"

"Parece que a OPEP está nisso de novo", twittou o presidente. “Com quantidades recordes de petróleo em todo o lugar, incluindo os navios totalmente carregados no mar, os preços do petróleo são artificialmente muito altos! Não é bom e não será aceito!

A OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, é um grupo de 14 nações que procura coordenar a produção de petróleo e influenciar fortemente os preços do petróleo. A Arábia Saudita, aliada dos EUA, continua sendo o membro mais poderoso da OPEP - com capacidade de produção suficiente para manipular suprimentos globais. Mas a união dentro da Opep foi tensa nos últimos anos, quando alguns membros, como o Irã, injetaram mais oferta no mercado.

Desde o início de 2017, no entanto, a OPEP tem coordenado com a Rússia, outro país exportador de petróleo que não é membro da OPEP, para tentar regular o fornecimento global.

O acordo veio após uma queda acentuada nos preços da energia de 2014 a 2016, prejudicando as nações membros cujas economias dependem da produção de petróleo. Desde que a Rússia e a OPEP aumentaram a coordenação, os preços subiram.

Mas os preços do petróleo são impulsionados por muitas causas que a Opep não pode controlar, inclusive pela demanda global de petróleo, que normalmente aumenta em tempos de forte crescimento econômico global.

Nos Estados Unidos, espera-se que a demanda aumente nos próximos meses, já que as pessoas dirigem mais na primavera e no verão.
O preço do petróleo afeta diretamente o preço da gasolina, com consequências para os consumidores norte-americanos. Mas os produtores de petróleo dos EUA reclamaram quando os preços caíram demais, reduzindo as margens de lucro em operações caras, como o fracking.

O atual preço médio nacional de varejo para um galão regular de gasolina é de US $ 2,75, segundo dados coletados pela AAA. Um ano atrás, neste momento, foi de US $ 2,42.

Em fevereiro de 2017, o primeiro mês completo de Trump no escritório, os preços de varejo do gás custam em média US $ 2,30 por galão, segundo a U.S. Energy Information Administration.

Os preços do gás atingiram níveis recordes uma década atrás, atingindo uma média nacional de mais de US $ 4 em julho de 2008, antes de entrar em colapso, uma vez que a recessão global derrubou a demanda.