Economia

Salvador ganha moderno e amplo escritório de coworking

Acontece na terça, 20
Da Redação , da redação em Salvador | 18/02/2018 às 15:36
A Avenida Tancredo Neves vai contar, a partir da próxima terça-feira (20), com uma nova unidade que irá ampliar o leque de opções para quem respira negócios, na capital baiana. Instalada no 11º andar do Suarez Trade Center, trata-se de mais uma franquia do Grupo Rede Mais (Rede+), referência nacional quando o assunto é coworking, escritório virtual, inovação e aceleração de startups. A inauguração será marcada por um coquetel para convidados, realizado a partir das 19h, no qual estarão presentes empresários de peso, autoridades e a imprensa especializada.  

Mesmo mais sofisticado que as duas unidades já existentes do grupo, o novo espaço mantém o espírito inovador e vivaz, uma das marcas registradas da Rede+, mas será voltado, principalmente, para um público mais amadurecido, que já possui nome no mercado. Com infraestrutura completa, o número 1102 do Suarez Trade possui 350 metros quadrados, 24 estações de coworking,  nove salas privativas e um ambiente equipado e exclusivo para reuniões, bem como escritório virtual com endereço comercial em um dos pontos mais desejados da cidade.

O espaço já nasce com atrações especiais para os empreendedores soteropolitanos. Interessados em conhecer e experimentar a Rede+ Tancredo Neves, ainda em fevereiro, terão direito a uma semana gratuita de coworking, bem como descontos especiais de inauguração. Além disso, serão promovidas duas palestras gratuitas, seguidas de happy hour e network como parte da agenda da nova unidade. Na quinta-feira (22), às 19h, o especialista Tiago Basto apresenta técnicas práticas de planejamento pessoal e profissional, durante a palestra "Realize seus sonhos em 2018: Já se planejou para 2018? Se sim, já sabe como vai fazer?".

Já no dia 01/03, também às 19h, será a promovida a palestra "Orientação sobre como abrir seu negócio", ministrada por especialistas em contabilidade da Incont. A oficina consiste no passo a passo para abertura de uma empresa, desde a documentação necessária, taxas e prazos.

Já virou realidade

Em 2017, no Brasil, houve um aumento de 114% no número de escritórios de coworking abertos, passando de 378 para 810. A Bahia seguiu a mesma tendência do país e passou dos 126% de ampliação - embora os números ainda sejam mais discretos do que em São Paulo, por exemplo, que possui 336 pontos - chegando a 19 unidades do tipo no território estadual, a maioria em funcionamento na capital. 

É um caminho sem volta e as vantagens atraem um número cada vez maior de empreendedores. Infraestrutura, ambiente arrojado e custo mais baixo, quando se compara ao valor necessário para manter um escritório próprio, são os principais fatores de atração. No entanto, há ainda muito mais por trás de um coworking. No dia-a-dia, são locais propícios para alavancar e qualificar a rede de contatos, o chamado networking, e também o surgimento de novas ideias e negócios, uma vez que potenciais parceiros estão sentados lado a lado.

O grande número de eventos formais e informais que locais como esses abrigam, promovendo a troca de aprendizado em sessões de mentorias e o espírito de colaboração entre os usuários, é uma outra benfeitoria de quem escolhe fazer o negócio funcionar em um espaço de coworking, como os ofertados pela Rede+. Para se ter ideia, a Rede+ promoveu, somente em 2018, mais de 50 eventos, sendo alguns deles de grande porte e internacionais.  

Grupo Rede Mais

Fundada em 2014, a jovem empresa possui conquistas contundentes para o setor, vencendo importantes editais e firmando parcerias com entidades de várias partes do mundo, como a americana 1776 e a franquia holandesa Get in the Ring. Presente em Aracaju e, agora, com duas unidades em Salvador - a primeira a ser montada na capital baiana está situada na Barra, próximo ao Forte de Santa Maira -a Rede+ já negocia a instalação de escritórios em outros estados.