Economia

Mitsubishi e Fundação Odebrecht renovam parceria na formação de jovens

Apoio será destinado à formação de jovens empresários rurais da região do Baixo Sul da Bahia. Com informações da FO
MGE , Bahia | 15/02/2018 às 13:21
Três casas funcionam no Baixo Sul da Bahia
Foto: FO


A Mitsubishi Corporation acaba de renovar por mais três anos parceria com a Fundação Odebrecht em prol do desenvolvimento sustentável de jovens do Baixo Sul da Bahia. Desde 2009, as instituições unem esforços na execução de projetos educacionais, produtivos e ambientais na região, que conta com 11 municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano, onde vivem 285 mil pessoas. Com o novo Acordo de Cooperação, assinado em dezembro, a multinacional japonesa foca no ensino contextualizado de estudantes das três Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht investindo na formação de mais de trezentos novos empresários rurais a cada ano. 

Segundo Fabio Wanderley, Superintende da Fundação Odebrecht, trata-se de uma união que vai além do aporte financeiro. “Estamos trabalhando em benefício das comunidades e para oportunizar desenvolvimento e transformação social. Tudo isso com base em valores sólidos que prezam pela ética, integridade e transparência”, afirmou. 

De acordo com Aiichiro Matsunaga, CEO para América Latina da Mitsubishi Corporation, os resultados surpreendentes obtidos pelas Casas Familiares reforçam a aposta neste modelo de educação e desenvolvimento sustentável. “Estou feliz por podermos colaborar com o autossustento dos moradores locais através dos ensinos das técnicas agrícolas, enquanto protegemos o meio ambiente”, declarou. 

Integrantes do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO e apoiadas pela Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), de Nilo Peçanha, e Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) chegaram ao número de 1.200 jovens formados e em formação em 2017. 

Nessas instituições, que oferecem cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, estudantes como Renata Silva, de 15 anos, aprendem sobre administração rural, manejo de solos, irrigação, cooperativismo, ética, cidadania, além das técnicas adequadas para os mais diversos cultivos e as disciplinas da base nacional comum. Moradora da pequena comunidade de São Paulinho, em Teolândia (BA), a adolescente iniciou seus primeiros cultivos com quatro hectares de banana-da-terra. Em um ano e meio, espera colher 90 toneladas da fruta, com a estimativa de uma receita de R$ 20 mil. “Estou obstinada a viver com qualidade de vida na zona rural, ajudando minha comunidade e minha família”, afirmou a estudante do segundo ano da CFR-PTN. 

Em 2014, Matsunaga visitou o Baixo Sul da Bahia e escutou dos próprios alunos suas histórias de transformação. “Vi a felicidade em seus olhos quando colocam em prática o que aprenderam por meio deste projeto, com vistas a criar suas famílias ali mesmo, sem precisar partir”, afirmou durante sua passagem às Casas Familiares. 


Sobre a Mitsubishi Corporation

Maior empresa integrada do Japão, a Mitsubishi Corporation conta com mais de 200 escritórios em aproximadamente 90 países. Atuando em praticamente todos os setores, incluindo negócios ambientais, financiamento industrial, energia, metais, máquinas, produtos químicos e alimentos, a organização tem como essência a contribuição para o enriquecimento da sociedade por meio dos negócios, firmemente enraizados nos princípios de justiça e integridade.

Sobre a Fundação Odebrecht

Com atuação concentrada, atualmente, no Baixo Sul da Bahia, a Fundação Odebrecht busca consolidar uma tecnologia social que promova a melhoria da qualidade de vida por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), iniciativa que tem como pilares a educação e o meio ambiente, com inspiração na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Todas as ações são fundamentadas nas dimensões humana, com o fomento a educação contextualizada; produtiva, estimulando a geração de trabalho e renda; social, com ações que promovem a inclusão cidadã; e ambiental, tendo a conservação do meio ambiente como compromisso. 

Sobre as Casas Familiares

São Organizações da Sociedade Civil que criam condições favoráveis para o acesso a uma educação contextualizada, voltada para a realidade do campo com foco na formação de empresários rurais. A metodologia utilizada é a Pedagogia da Alternância, em que os alunos passam uma semana em período integral, com aulas na sala e no campo, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando e reaplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados. Associadas à UNESCO, as Casas Familiares desenvolvem suas atividades tendo como base os valores e metas propostos pela ONU, disseminando a cultura da paz e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).