Economia

IAF FIRMA PARCERIA COM OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE e orienta doações

Objetivo de orientar e conscientizar contribuintes e empresários a realizarem, de forma correta, doações dedutíveis do Imposto de Renda em favor do CESA – Centro Educacional Santo Antônio.
Da Redação ,  Salvador | 07/12/2017 às 13:18
Licia Soares, presidente do IAF;e Maria Rita, superintendente da Osid
Foto: IAF
   A Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF, assinaram Convênio com o objetivo de orientar e conscientizar contribuintes e empresários a realizarem, de forma correta, doações dedutíveis do Imposto de Renda em favor do CESA – Centro Educacional Santo Antônio, integrante do núcleo de atendimento da OSID.
 
A assinatura do convênio aconteceu na sede do instituto, no edifício Salvador Prime e contou com a presença da presidente do IAF/BA, Lícia Maria Rocha Soares, da superintendente das OSID, Maria Rita Pontes, do vice-presidente do IAF, o auditor fiscal Sérgio Furquim, além de representantes das duas entidades e convidados.
 
Atualmente, as doações dedutíveis do Imposto de Renda, podem ser feitas através do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que já está cadastrado, para receber doações pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Simões Filho, possibilitando ao doador pessoa física destinar até 6% do Imposto de Renda devido (para doações realizadas até 31 de dezembro; depois desse prazo, só é possível destinar até 3% do IR devido doando direto na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda).
 
A OSID, entidade beneficente que representa as Obras Sociais Irmã Dulce, tem sede no Largo de Roma e atualmente possui diversos projetos em andamento, devendo nos próximos dias obter a inscrição de programas junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador e ao fundo Municipal do Idoso de Salvador, possibilitando captar novos recursos para dar prosseguimento às iniciadas pelo Anjo Bom dos Baianos.
 
Atualmente, atendendo mais de 750 crianças e adolescentes em situação de risco social, o CESA, núcleo de educação da OSID, localizado no município de Simões Filho, oferece ensino em tempo integral, da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, além de acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.
 
“Por este Convênio, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia, se compromete a partir de agora, a apoiar e divulgar a campanha de arrecadação de recursos via doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Simões Filho, no qual já temos projetos através do CESA, que necessitam do aporte destes recursos. É uma parceria de grande importância”, comemorou Maria Rita Pontes.
 
Para a presidente do IAF/BA, Lícia Soares, a celebração do Termo de Cooperação com as Obras Sociais Irmã Dulce é mais um passo no exercício da função social de uma entidade de classe do porte do IAF. “É inadmissível que uma instituição como a nossa esteja alheia aos problemas sociais e a sua responsabilidade de contribuir com o terceiro setor, apoiando projetos como os que vem sendo executados pelas Obras Sociais Irmã Dulce”, declarou Lícia Soares.
 
O vice-presidente do IAF/BA e IAF Sindical, Sérgio Furquim, natural da Cidade Baixa, em Salvador, se declara fã confesso do trabalho realizado pela OSID, “Hoje me sinto realizado em poder, através de uma instituição que faço parte, ajudar as Obras Sociais de irmã Dulce, que sempre esteve presente em minha vida, como exemplo de generosidade e amor ao próximo. Creio que essa parceria não se esgotará apenas no apoio e divulgação na captação de recursos oriundos da parcela dedutível do Imposto de Renda, para a entidade. Pretendemos dar continuidade a projetos culturais e sociais, como o “Jovens Vencedores – É na escola que tudo começa”, no qual procuramos levar noções de cidadania, educação fiscal e motivação para a formação de jovens aptos a exercerem sua função social e, sobretudo, vencerem na vida. Hoje me sinto realizado”, confessou Sérgio Furquim, emocionado.
 
Nos próximos dias o IAF encaminhará correspondência aos seus filiados orientando a como procederem as doações.