Economia

Mistura Contorno e Mistura Itapuã participam do Festival Tempero Bahia

A chef Andrea Ribeiro terá dois convidados de fora, Elismar Anselmo,
do restaurante Pescatore (Aracaju), e Joana Gallo, do Donna Jô (Búzios)
AB , Salvador | 14/09/2017 às 09:34
Delicia do Mistura
Foto:

Dois pratos inéditos e que valorizam ingredientes locais marcam a participação dos restaurantes Mistura no Festival Tempero Bahia, que começa nesta quinta, 14, e vai até o dia 24/09. 

Quem for ao Mistura Itapuã vai experimentar a receita da chef Joana Gallo, Lagosta para Yorubá, uma versão delicada de bobó com lagosta, feita com duo de batata baroa e aipim, e leite de coco fresco. Acompanha farofinha de tapioca com taioba. 

Já no Mistura Contorno a dica é o Arroz de São Francisco do Conde, do chef Elismar Anselmo, com aratu, camarão, carapeba, vinagrete de andu e farofinha crocante de beiju com dendê. Uma homenagem a primeira escola de agronomia do Brasil, a Imperial Escola Agrícola da Bahia.

Os pratos foram criados a quatro mãos, junto com a chef Andrea Ribeiro, que vai estar em cada um dos restaurantes com os chefs convidados para “soltar” os pratos juntos, nos dias 15 e 16/09, lembrando que as novas receitas poderão ser degustadas nos dois restaurantes até o final do Festival.  

Releitura
As chefs Andrea Ribeiro e Joana Gallo conversaram bastante para decidir qual prato fazer para o Festival e seguiram uma linha que valorizou as riquezas da Bahia. 

“Pensamos no que tinha de fartura na região, como a lagosta e a tapioca, e criei uma releitura do tradicional bobó, usando batata baroa com pimenta dedo de moça e uma farofa de taioba com tapioca, para dar uma crocância ao prato”, explica Joana. 

“Definimos que iríamos valorizar ingredientes característicos da Bahia, por isso a escolha da lagosta, da tapioca e do dendê”, arremata Andrea. 


A chef convidada do Mistura Itapuã diz que adota uma cozinha clássica. Estudou nutrição e se formou pelo Senac como chef e consultora. Ela conta que utiliza a técnica da escola gastronômica tradicional com a linha francesa. Além disso, possui um atelier de aulas de culinária, para crianças de 7a 12 anos, no seu próprio restaurante, o Donna Jô, em Búzios, que mistura a culinária brasileira com a contemporânea, sob grande influência da gastronomia italiana. 

"É um grande prazer estar indo para a Bahia, adoro o nordeste e fiquei muito honrada em ser convidada para participar dessa primeira fase do Tempero Bahia e conhecer a chef Andrea Ribeiro, uma grande oportunidade para trocar experiências e compartilhar histórias. É isso que faz nossa cozinha crescer”, admite Joana Gallo.


Tradição
O chef Elismar Anselmo, convidado por Andrea Ribeiro para fazer esta parceria do Festival Tempero Bahia no Mistura Contorno, nasceu na Paraíba, foi radicado no Rio de Janeiro e há quatro anos comanda o restaurante Pescatore, em Aracaju. Agora, na sua passagem por Salvador, ele se une à Andrea para valorizar as tradições e os ingredientes locais no prato criado especialmente para o evento.

“É uma honra participar, prestigiar e ser prestigiado, tendo a oportunidade de desenvolver uma receita em cima da gastronomia local, com ar de modernidade e rusticidade ao mesmo tempo, além de poder fazer uma homenagem a primeira escola de agronomia do Brasil, pois estou diretamente ligado ao que está no campo, mantendo contato com os pequenos agricultores e comunidades de pescadores, valorizando essas matérias-prima tão nobres”, afirma.

O chef valoriza muito a natureza e as riquezas do rio, do mangue e do campo, disponíveis para desenvolver trabalhos muito interessantes. Como o prato que criou junto com Andrea, aproveitando o arroz camponês, plantado de forma mais rústica, que ele chama de arroz do roçado.

"Também usamos andu, um feijão super rico e bastante consumido pelas pessoas do campo, embora ainda pouco conhecido no resto do Brasil; o aratu, muito nobre e com uma história linda da economia do manguezal; o carapeba, peixe raro e poderoso, cheio de sabor, porque se desenvolve nessa água meio salobra de mangue e rio; e o camarão, que não podíamos deixar de usar. O toque inovador vem da farofa feita com beiju e dendê”, descreve.

A chef Andrea Ribeiro também tem contato e uma forte admiração pelos pequenos produtores que formam a base dos pilares gastronomia e está muito feliz com a possibilidade desse intercâmbio na cozinha do Mistura Contorno com um amigo antigo. "Já trabalhamos juntos e agora poderemos dividir a mais nova cozinha do Mistura, no restaurante da Contorno”, comemora.

Elismar Anselmo vem direto do Pescatore, seu restaurante em Sergipe, que também tem como especialidade os frutos do mar. Tanto que ele e Andrea pensaram em tudo, até numa louça específica para servir o prato.

“Pensamos no conceito de um cuscuzeiro, para manter todos os aromas e sabores dos ingredientes, mas também queríamos valorizar o trabalho artístico e a cultura da tradição das antigas panelas feitas com argila”, explica Andrea.

"Criar uma peça exclusivamente para este propósito traz ainda mais originalidade  ao prato”, completa Elismar, que gosta de inovar e adaptar conceitos praticando uma gastronomia de personalidade, onde se destaca desde a década de 1980.