Economia

Programa Qualifica Bahia promove aula de integração

O evento reuniu as turmas dos cursos de Corte e Costura, Preparação de Acarajés e Abarás, Cabeleireiro e Operador de Telemarketing
Ascom Setre , Salvador | 12/09/2017 às 18:55
Programa Qualifica Bahia promove aula de integração
Foto: div
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 8.0px 0.0px; text-align: center; line-height: 17.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 8.0px 0.0px; text-align: justify; line-height: 17.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none}

Cem trabalhadores atendidos pelo Programa Qualifica Bahia, em Salvador e Lauro de Freitas, participaram na tarde desta terça-feira (12), de uma aula de integração no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na capital baiana.

O evento reuniu as turmas dos cursos de Corte e Costura, Preparação de Acarajés e Abarás, Cabeleireiro e Operador de Telemarketing, que estão sendo executados pela Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) nos dois municípios.

Na programação, palestra sobre empreendedorismo com o coach Iuri Mota e apresentação do Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra), realizada pela técnica da Setre, Niedja Silva. Além disso, a psicóloga Juliete Barreto falou sobre o funcionamento da rede SineBahia e uma equipe do serviço cadastrou os participantes no Portal Mais Emprego.

Presente no encontro, a titular da Setre, Olívia Santana, destacou que a qualificação profissional é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. “Por meio dos cursos oferecidos pelo Governo do Estado, as trabalhadoras e os trabalhadores baianos ampliam as oportunidades de conseguir um emprego formal e desenvolvem também a capacidade empreendedora”, afirmou.

Também estiveram presentes na atividade, o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Alexandro Reis; a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Ângela Guimarães; a coordenadora de Qualificação Profissional, Kadine Bárbara, e o representante da Comvida, Valnei Roberto de Souza.

Oportunidades

Aos 63 anos, Solange Santana possui um ateliê de costura de roupas de axó e decidiu fazer o curso de Corte e Costura oferecido pelo Qualifica Bahia, no Centro Social Urbano do bairro de Portão, em Lauro de Freitas.

“Faço batas, saias e outras peças para mim e para alguns conhecidos. O curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento e vai possibilitar que eu costure também de maneira profissional. Estou adorando as aulas, a turma é ótima”, contou empolgada.

Desempregada há um ano e meio, Rosa Danielle Adeodato, 33 anos, optou pela qualificação na área de telemarketing, no Engenho Velho da Federação, bairro onde mora em Salvador. “Minha expectativa e dos colegas de sala é que o curso possibilite o ingresso no mercado de trabalho. Estamos confiantes”, destaca.

Qualifica Bahia

Realizado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o programa é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de promover a formação social e profissional das trabalhadoras e trabalhadores baianos.

Nesta etapa, estão sendo disponibilizadas 2.080 vagas em 55 municípios de 20 territórios de identidade. Os cursos oferecidos gratuitamente têm carga horária de 200 horas, distribuídas entre conteúdos sociais e específicos, e atendem às cadeias produtivas de Alimentos, Beleza e Estética, Construção Civil, Arte e Cultura, Agricultura Familiar, Metal Mecânica, Tecnologia da Informação, entre outras.