Economia

Nazaré: Derramamento de azeite polui rio Jaguaripe; empresa é acusada

Com informações Nas Malhas da Lei
Da Redação ,  Salvador | 04/05/2017 às 18:08
Poluiçãocom azeite
Foto: DIV
Uma quantidade de azeite de dendê lançada no rio Jaguaripe, em Nazaré, Recôncavo baiano, chamou a atenção de moradores.

O derramamento foi percebido desde a manhã desta quarta-feira (3). Imagens foram enviadas ao Bahia Notícias, mostrando as águas do Jaguaripe, que corta a zona urbana da cidade, com coloração amarelada.

Ao BN, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente local, Cidney de Almeida Sacramento, informou que vai acionar a Promotoria do Ministério Público para averiguar a responsabilidade do fato. “Vamos acionar o Ministério Público para tomar as devidas providências. A empresa que nos foi passado que teria cometido isso foi a Oldesa, mas o Ministério Público vai estabelecer as medidas que serão tomadas”, disse Sacramento.

Segundo ele, não há como precisar o volume de óleo de dendê que foi despejado no rio. Uma equipe da prefeitura também foi deslocada ao local de onde teria partido o derramamento, para checar se o problema foi gerado pela Oldesa, ou por uma fábrica clandestina.

Procurada, a Oldesa, através de um gerente comercial da empresa, Antônio Campos, informou que até o momento “não foi detectado nenhum vazamento” de óleo que provocasse o derramamento do azeite no Jaguaripe. Segundo ele, não há vestígios na área, como manchas em embarcações, que possa atribuir o problema à companhia. A empresa ainda disse que faz o trabalho de manutenção para averiguar o caso.