Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

A BATALHA DE DOM FRANQUITO E O PERNIL A PADEIRO DO RETIRO DOS SENTIDOS

Um restaurante com show de fado e que não cobra consumação
24/01/2022 às 18:48
 Lisboa tem cada nome para seus sitios históricos, becos, ladeiras e ruas bem sugestivos, origionais, que só são encontrados nesta cidade. Salvador, em parte, também tem alguma coisa parecida. E isso também é extensivo aos restaurantes daí até ficar dificil para as pessoas entenderam o que significa, por exemplo, Retiro dos Sentidos, nome de uma típica casa portuguesa abençoada por dezenas de imagens de Santo Antônio, na rua Diário de Noticias, bairro Alto, onde há fado e comidinhas deliciosas.
 
    Essa rua que remete a um jornal famoso de Portugal é um dos redutos de fados da cidade. O Retiro dos Sentidos, em sí, não é uma casa de shows de fados que se paga a entrada e sim um restaurante onde se toca fados com Hugo Queixão, no violão; Nuno Castro, na guitarra portuguesa; Eduardo Almeida e Dina do Carmo fadistas desses bem emocionais como devem ser os cantores de fado. Ambos, muitos bons. E a dupla das violas competente, bem articulada.
   
   Serviu-nos nesta jornada a yo, la señora Bião de Jesus e minha neta Luna Rosa a garconete Carina muito atenciosa e paciente. Até porque la Bião estava numa alegria enorme e minha neta a dizer que a tia iria ver Jesus no bairro Alto visto o tinto Duque de Viseu ter lhe alegrado um pouco além da conta.
   
   Às 19h em ponto, Almeida executou um belíssimo fado e abriu a noite. Queixão pediu que eu tirasse o flash do celular ao filmar para não desconcentrar o cantante e logo o atendi, minha neta a reprimir-me educadamente.
  
    Aplausos no primeiro intervado e uma rodada de pães, azeitonas, queijo Nisa e bolinhos de bacalhau. O Duque de Viseu com aroma suave, macio, mas que pega, corria a larga e no segundo ato com Dina do Carmo a cantar, a euforia da señora Bião aumentou. Minha neta arreliava: - Eu avisei que a maldição da bota iria acontecer. 

   E, de facto, como escrevem os portugueses, aconteceu com a lady dando vivas e bravos a cantante do Carmo.
   
   O que se passou em seguida foi objeto de muitas risadas sobretudo quando Carina trouxe-nos a pedida principal da noite um pernil a padeiro. 
   
  Luna Rosa foi a primeira a arreliar: - É um prato para um batalha. Para Sêo Dino e todos os ajudantes de pedreiros que atendem minha vó Leda, comentou. - Imagino que a jovem Carina tenha entendido que estavamos com fome de leões, acrescentei lembrando do padeiro Cabinho. - Ora, que venha o pernil à gosto, disse la Bião armando-se com garfo e faca.
  
   Travou-se, então, a 'guerra', mas, confesso que fomos vencidos pelo pernil a padeiro uma vez que nossa fome não era tanta, já havíamos petiscado no Café a Brasileira, mais cedo, e as entradas do Retiro dos Sentidos foram fartas e também deliciosas.
  
    Belíssima noite no Retiro que, literalmente, não tem nada de retiro espiritual ou de descanso, mas, de aplausos, bravos, movimentação de pessoas no belo salão e fados executados com maestria. 
  
    Mi nieta comprou um CD do Eduardo Almeida autografado pelo fadista para seus pais José Gonçalves e Hilma e ainda fez uma transmissão ao vivou pelo iPhone direto com a professora que levou a educadora às lágrimas.
   
   O Retiro dos Sentidos tem dois ambientes e a casa é bem decorada à moda portuguesa com pratos nas paredes e santos, espaço amplo interno; e um outro na rua sob sombreiros.
   
   Assiste-se a performances de fado sem, necessariamente, comparecer a uma casa show de fados. O Retiro não cobra consumação e vale (e paga-se) apenas o que se consome.
-------------------------------------------
Retiro dos Sentidos
Rua Diário de Noticias, 40
Bairro Alto, Lisboa
Fone: 925 934 014
Fim se semana reserve
Duque de Viseu 20 euros
Pernil a padeiro 13 euros
Qeijo Nise 5 eurs
Azeitonas 2 euros
Classificação 3 DONS