Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SE DESPEDE VALENCIA NO PINTXO I TRAGO SEU BAR PREDILETO

Pintxo i Trago fica localizado en la Plaza Redonda, centro histórico
14/01/2022 às 19:14
    Na última crônica desta temporada 2022, em Valencia, Espanha, estive no que considero o meu predileto bar e restaurante na cidade das mil torres e do cálice de Cristo, o Pintxo i Trago, da Plaza Redonda, El Carmen, centro histórico, local que já frequento há 4 anos e gosto muito pela gentileza dos seus garçons, pela casualidade e simplicidade do local e por sentir-me agradável. Pena que desta feita a mesa predileta que yo e la señora Bião de Jesus usamos estava ocupada, pero , nada disso alterou nosso ânimo.

Pelo contrario, desta feita nos colocamos quase na plaza Redonda, el quarteto mágico, yo, la señora Bião de Jesus, mi nieta Luna Rosa e meu filho Agapito, el dios del amor - a madame Giovanini não pode comparecer porque estava a estudar - e ficamos a dar migalhas de pans aos pombos e a experimentar un Ribera Duero,vino produzido numa comarca ou distrito localizado na ponta sul da província de Burgos, parte da comunidade autônoma espanhola de Castela, onde frequenremente há degustações deste tinto de uvas tempranilos em Burgos, Valladolid, Soria e Segovia.

No Pintxo i Trago como o proprio nome diz o local é para petiscar (pintxo é um tira-gosto enfiado na ponta de um palito) e há uma vaiedade enormes deles com jamon, salmão, anchovas, azeitonas, queijos e outros - e os clientes vão se servindo à gosto escolhendo o que mais aprecia num balcão envidraçado e colocando num prato. Aqueles que são considerados frios não precisam de um enquenta no micro-ondas e aqueles quentes merecem ser aquecidos.

O resto é por sua conta. Ou seja, casa pintxo custa 1,90 euro e na medida do seu bolso vai-se ajustando o que se pode no prato. 

E a expressão complementar que compõe o pintxo que é o trago significa uma dose lo que, o bom bebedor de vinho faz uso com frequência, bebericando pequenos goles com prazer e sem correria. Não é como beber um uisque no estilo cowboy de avançar de um gole único a bebida e sim de gole em gole. E, a cada gole, um pintxo.

Mi nieta adorou ainda que ella seja fissurada em patatas bravas caser que se saboreia usando palitinhos longos e sauce. E, Agapito, pra variar pediu também um plato de puntillas 

Los chopitos o puntillas (denominados también en algunas zonas como pulpitos) son una preparación culinaria típica del interior, y de las costas del sur de España.​ En la costa malagueña el plato es conocido como “calamaritos”. Se prepara como una fritura de pescado previamente enharinado y servido caliente en un plato abierto. Generalmente acompañado de un limón. Son choquitos (es decir sepias) que poseen una pequeña protuberancia denominada choquito picudo.

Está arriba a explicação de puntillas. São deliciosas e fisgadas também com palitos compridos ou garfos. As mais torradinhas aprecio bastante.

Em Pintxo i Trgo é desses barzinhos que se coloca na agenda e sempre que possível a ele se retorna com prazer. E, o que percebo é que, a qualidade dos serviços não cai. Até mais, pues.

-------------------------------------- 
Pintxo i Trago
Plaza Redonda, 9
Valiencia - Centro Histório
Não precisa reserva
Nos atendeu o garçom David
RibeirA Duero, 16 euros
Puntilas 9,90 euros
Pintos a escolher 1,90 unidade
Patatas bravas 8,50 euros
Água com gás 2,30 euros
Classificação 3 DONS