segunda-feira, 26 de junho de 2017
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO prova as comidinhas japas do Tokai do Salvador Shooping

Um dos melhores japas da cidade com uma variedade muito interessante de sushis e sashemis
10/04/2017 às 19:15
​   Sigo na minha jornada light à véspera da Semana Santa quando espero retornar ao tinto e saborear um bacalhau, quiçá o da Barão, na Serra. 

   Pero, enquanto isso não acontece, deliciei-me à vontade no Tokai Expresso que, creio, seja um dos melhores japas da city. É só vê a fila de clientes que se forma na praça de alimentos do Salvador Shooping, diga-se, também, uma das melhores do país.

   O Tokai tem uma variedade enorme de suhis, aquela técnica japonesa de conservar carne de peixe com arroz avinagrado, de deixar os clientes confusos na hora de servir-se tantas são as opções.

   Daí que o melhor horário para ir neste Tokai - o do Shooping Barra é chique, a la carte e com boa carta de vinos - é depois das 13h30min quando aquela leva de comensais que trabalha na Tancredo e adjacências já retornou aos escritórios.

   A pessoa fica mais à vontade, não tem aquele monte de gente atrás de você também servindo-se, e dá pra escolher os sushis, os sashemis, os tempurás e os salmões com mais vagar, sem que alguém pise nos seus calcanhares.

   Depois, sem maior delonga, como diz o radialista Gabriel Saraiva, 91 anos de idade, o maior frequentador da praça de alimentação do Salvador Shooping, a melhor praça do gênero da cidade, as pessoas se encontram para papear e não é tudo tão apressado quanto se pensa.

   Há, ainda, restaurantes a la carte, locais onde se pode tomar um drink, bebericar um tinto, a depender do dia da semana. E, é também um ponto de azaração, de troca de olhares, o que não deixa de ser agradável.

   No fundo só tem uma coisa desagradável que é a cartelização dos preços dos koma kilos, o que é desaconselhável na prática da boa concorrência. Ora, se isso não existisse, o lugar ficaria ainda mais atraente. 

   Mas, os proprietários dos restaurantes insistem nessa prática entendendo que, ou ama-se ou odeia-se. Quem quiser que vá em outro local.

   Paciência. O certo é que o Tokai, pelo sim; pelo não é atraente, suas comidinhas japas são deliciosas e vale a pena fazer seu 'kombo' por lá. 

   Combine o que achar melhor. Não fique naquela de ser exigente demais e só poder combinar os sushis tais com os tempurás y ou rolinhos h; e misture o que achar mais conveniente.

   Yo vou pelo belo, por aqueles sushis e sashemis mais atraentes. Normalmente, são os mais deliciosos.
------------------------------------------ 
Tokai Expresso
Praça de Alimentação do Salvador Shooping
Caminho das Áorvores, Salvador
Combinado R$34,00
Aceita todos os cartões
Tem promoção de 10 refeições uma grátis
Estacionamento R$6,00 (2 horas)
Classificação do local 3 DONS