Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

NO MUNDO ENCANTADO CASA DAS FADAS DIANTE DO TARGIATELI SICILIANO

Restaurante Casa das Fadas, Vale do Capão, KM12 da Vila do Capão
10/09/2010 às 09:04

Foto: BJÁ
 
    O nome já dá uma pista: Casa das Fadas, restaurante italiano. As fadas são as personagens mais encantadas das histórias dos desenhos. E são tantas e variadas, muitas delas emolduras em borboletas, que encantam a todos.
     Fada é um ser mitológico característico dos célticos, germânicos e nórdicos. Por isso mesmo são louras, olhos azuis, magrinhas, verdadeiros bibelôs.


           
     Desde o autor Pompônio Mela, século I d.c. fala-se das fadas. Elas são as fêmeas dos elfos personagens desse mundo encantado. O termo incorporou-se a cultura ocidental com os "contos de fadas", as asas das libélulas, a varinha de condão, estrelinhas e outros símbolos. Cinderela e Sininho são as mais populares entre nós.


           
     A venezuelana Noralix Paredes, no Brasil desde 1997, e o italiano Mario de Santi, instalaram um restaurante na estrada que liga Palmeiras a Vila do Capão (Caeteaçu), logo após a ponte do Riachinho, km 12, com esse sugestivo nome (Casa das Fadas) onde o cliente se sente como se estivesse ao lado de Sininho e Peter Pan.


           
     Imagine-se, então, na varanda da Casa das Fadas, a Serra da Larga e o Morrão à sua frente, as nuvens navegando vagarosamente sobre o silêncio das montanhas, una botella de Boccantino Nero D'Avola da Sicília sobre a mesa, música clássica ao fundo e a paz celestial à sua bonança.


           
     É algo indescritível. Como se você estivesse desligado do mundo vivendo momentos de contos de fadas.


           
      Noralix (Nora) nos atende com cautelosas explicações: a casa é italiana, a comida caseira, o tempero sem pressa, tudo como manda o figirino siciliano.


           
     Nora adora conversar. E até aproveitei para exercitar mi español. Pregunto entonces donde eres: - De Venezuela, una tierra maravilosa que está sufriendo mucho.


           
     - Supongo que el compañero Chavez és el problema, deduzo.


           
     - Nunca mais estive por lá. Amo o Vale do Capão, completa a pequenina Nora.


           
     Ao principal no desfrute à boa mesa sugere um Targiateli com creme de leite, cogumelo chileno desidratado e presunto de parma para a senhora Bião de Jesus. Ao meu garotão, um Filé ao molho de ervas e espaguetti ao molho branco. E a este escriba, nhoque de Aipim ao Gorgonzola.


           
     Ficamos conversados camarada Sobral Lima vosotros que também cultua o Vale do Capão nesse mundo encantado, longe das gruas do Le Parc e dos engarrafamentos da Tancredo.


           
     O Targiateli, santo Ignácio de Loyola, que maravilha. Provei-o com consentimento da senhora Bião de Jesus. Assino embaixo com o selo Dom Franquito de testado e aprovado com licença de Jorge Portugal.


           
     É isso, todo mundo tem seu dia de conto de fadas.




---------------------------------------------------------------

Casa das Fadas - Restaurante Italiano

Estrada Palmeiras - Vila do Capão, km 12

Parque da Chapada Diamantina - Palmeiras, BA

Fone 75. 3344.1166/ 1130

Funciona até 21 horas

Aceita cartões

Não cobra rolha

Preço médio do prato R$30,00