Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

UM FILET A GREGA NA TERRA DE SUA MAJESTADE COM UM SUL AFRICANO

The Apogée, e Leicester Place, London, no centro da city
06/02/2010 às 09:20

Foto: BJÁ
 
  Às vezes você sem querer atira num gato e acerta numa lebre e dá-se bem, embora há quem adore mais gatos do que lebres. De minha parte acho os coelhos mais bonitos e infinitamente mais saborosos.

  Mas, não foi o caso que aconteceu. Apenas dei o exemplo do gato por lebre porque é raro de minha parte saborear uma comidinha grega. E, em Londres, são muitas as casas que servem do bom e do melhor da terra de Papadoupolus, daí que andando pela Leicester Place, no centro da capital britânica, deparei-me com The Apogée, tenda que, para minha surpresa, servia uma Queen of Bahia, uma caipirosca rainha da Bahia feita com caninha 51.


  Ora...ora meu caro! Pior que o garçom com aquele narizão otamano, mais para turco do que para grego, sequer sabia onde ficava a Bahia, visto que perguntei de quem foi a idéia do drink.


  - Bahia, Bahia, América do Sul! disse-me ele com cara de espanto e ignorância, afirmando que se tratava de uma bebida hot e coisa e tal logo para mim que estou acostumado a tomar roscas de toda natureza, com orloff do camarada Putin.


  Isso, aliás, era o que menos interessava porque estava mesmo admirado com as bromélias postas sobre as mesas e as mini-orquídeas decorando jarros e embelezando o ambiente, constrastando com aquele garçom saído de um conta de fadas, tal sua feiura.


  Convidei então a senhora Bião de Jesus a provar um South African Cabernet Sauvignon Porter Mill Station, safra 2006, e senti que ela admirou-se com tal sugestão dado o aroma e o sabor de vinho africano, adicionado a uma entrada Rocket Parmese.


  Estava no momento certo de provar a sugestão número 1da casa o Apogée Filet Steak girlled with santted mosttroon and grilled tomato choose safon rice or frietes.


  Enquanto isso, admirada com as bromélias, a madame Bion deteve-se num Barbecue Lamb witht two skewers of chargilled minced lamb, crispyoinions grilled tomato and mixed lenves choose chips or wrapped in persian pan.


  Pratos tão decorados à moda grega que faziam gosto deixa-los como servidos. Mas, depois de uma jornada de andanças tratamo-os com o devido respeito. 

  E nada sobrou. Salvo lembranças agradáveis.

   Depois lí em The Observer uma matéria sobre a crise financeira na Grécia, preocupante para a comunidade européia, mas nada que abalasse minha certeza de que o filezinho grego é exemplar. Delicious.


--------------------------------------------

The Apogée

3 Leicester Place

London WC2H 7BP

Fone 020.7437.4556

Recebe cartão Visa

Preço médio prato 25 euros

Vinho médio 26 euros