Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

BODINHO ASSADO EM JOEL DO BODE É SENTIR CHEIRO DO SERTÃO DE FEIRA

Restaurante Joel do Bode, Rua Afrânio Peixoto, 330, Parque Ipê, Feira de Santana
02/08/2009 às 12:18



 

Foto: BJÁ
Bodinho assado completo
  Um bodinho assado na brasa tem seu lugar à boa mesa.

  É uma comida típica do sertão baiano, muito apreciada pela população. Diria, com minha experiência, que, quanto mais singelo é o tratar do bodinho seu sabor ainda é mais delicioso.

  Por isso mesmo, recomendo esse prato delicioso na tenda de Joel do Bode, no Parque Ipê, em Feira de Santana, com uma dose de pinga Seleta para regrar o peritônio.

  Nada mais do que isso e a simpatia de Valdeci Cerqueira, a Val, ex-esposa de Joel, que está à frente da casa e recebe a todos com alegria. Isso conta e muito, porque se mal humor basta Sêo Lunga.

  O Restaurante Joel do Bode tem 6 anos no Parque Ipê. - Antes, conta Val, era no Feira VI, e depois resolvemos vir pra cá, mais próximo da beira da BR.

  E deu certíssimo. Só não foi melhor porque o casal ia bem nos negócios e mal no amor. Mas, Val não esquentou a cabeça. Pelo contrário. Tá feliz e até pensando em mudar o nome da casa para o Bode da Val e/ou Val do Bode. Não importa.

  O que vale mesmo é a comida. Uma delícia. E o cliente ainda pode dar pitacos a beira da churrasqueira pedindo para passar um pouco mais, regar aquela pontinha da carne e assim por diante.

   Val não liga. Diz que o cliente sempre tem razão e nos apresenta "Petrúcio", um bode ao vivo que é o patrono da casa, uma espécie de mascote.

   - Esse camarada (o mascote) dá sorte. Faça uma foto dele, diz Val, enquanto vai assando o bode.
 
   Tempero na carne? - Só azeite e vinagre. Sal à gosto, discretamente. 

   Pronto: à mesa, num amplo salão repleto de jamaicas belíssimas, Natália, a garçonete, nos traz arroz, farofia d'água, feijão e salada em cumbucas de barro.

   E aí, meu nobre leitor (a) é só ir cortando o assado em pequenos pedaços, apimentando e se deliciando.

   De sobremesa, doce de leite no modelo ambrosia.


------------------------------
Restaurante Joel do Bode
Parque Ipê, Feira de Santana
Fone (075) 9975.1402
Não aceita cartões. Só dinheiro e cheque
Outros pratos: fígado de bode, rim e ensopado
Preço médio por pessoa R$15,00