Direito

GEDDEL JÁ CUMPRE PENA DOMICILIAR EM SUA RESIDÊNCIA NO CHAME-CHAME

Geddel foi condenado a 14 anos de prisão
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/07/2020 às 18:11
Ex-ministro ao deixar a Penitenciária da Mata Escura
Foto: REP
   O ex-ministro Geddel Vieira Lima já está em sua residência no Chame-Chame onde cumprirá prisão domiciliar temporariamente com uso de tornozeleira eletrônica, por determinação do ministro do STF, Dias Toffoli. 

  Toffoli julgou um pedido da defesa na noite da terça-feira (14). Toffoli justificou a medida devido ao “agravamento do estado geral de saúde do requerente, com risco real de morte reconhecido”.

Geddel estava no Centro de Observação Penal, do Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde cumpria pena de 14 anos e 10 meses, por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Após a liminar deferida pelo STF no final da noite de terça-feira (14), em favor da prisão domiciliar de Geddel, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) fez o despacho e encaminhou à Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), que fez o cumprimento da decisão.

A ida de Geddel para ocorre uma semana após eletestar positivo para o novo coronavírus em um primeiro exame. Na contraprova, no entanto, o resultado do baiano foi negativo.

Desde que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou a soltura de presos nos grupos de risco da Covid-19, a equipe de defesa de Geddel tenta obter um habeas corpus, já que ele tem 61 anos e integra o grupo mais vulnerável a sofrer complicações com a doença. No entanto, a Corte vinha negando o pedido