Direito

GOVERNADOR DIZ QUE NÃO ADMITE COMPORTAMENTO VIOLENTO DA PM COM JOVEM

Caso teve intensa repercussão e virou noticia nacional
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/02/2020 às 16:55
Jovem com cabelo black-power foi agredido
Foto: Victor Silveira
  Repercutiu intensamente nas redes sociais a agressão sofrida por um jovem suburbano de Salvador por um policial militar da PM/BA. O Governador Rui Costa utilizou o seu perfil oficial no Twitter, nesta terça-feira (4), para comentar a denúncia de racismo envolvendo o PM, em Paripe, bairro do subúrbio de Salvador.

“Como governador do Estado da Bahia, não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, disse Rui.

  Em entrevista ao G1 o jovem falou: “Eu gosto de ter o meu cabelo assim. É bonito, e é a primeira vez que acontece isso [agressão de policial]", disse o adolescente que foi agredido por um policial militar durante abordagem no último domingo (2) e foi filmada por moradores.

“A gente estava no ponto de ônibus, porque a gente tinha vindo da praia. Aí a gente parou para conversar. Ficou tarde, e aí fui levar a amiga de minha namorada no ponto. Chegou lá, demorou muito de passar ônibus, e meu colega me chamou para dormir na casa dele. Aí foi todo mundo para a casa dele, e chegando lá, um menino, colega meu, me parou com um carro e ficou na pista", disse o jovem.

"Veio a viatura, e aí [os policiais] perguntaram o que estava acontecendo. A gente falou que não aconteceu nada e que a gente só estava conversando, aí ele foi e fez a abordagem”, contou a vítima.

Dois dias após a agressão, o jovem conta que ainda sente dor na barriga. O jovem lembra que o policial disse que ele não era trabalhador, era um "vagabundo" e "ladrão", por causa do cabelo black power.

“[Disse] Que eu era vagabundo, ladrão, com aquele cabelo ali, que eu não era trabalhador não”, lembrou o adolescente.