Direito

DESEMBARGADOR LOURIVAL TRINDADE É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO TJ/BA

Comandará o TJ de 2020 a 2022. TJ passa por turbulência com afastamento do atual presidente e prisão da ex-presidente.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/12/2019 às 15:44
Lourival tev e 28 votos e Cynthia Maria 27 votos
Foto: TJ
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) escolheu, nesta quarta-feira (4), em sessão plenária, os integrantes da sua Mesa Diretora para a próxima gestão administrativa. O Desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito presidente para o biênio 2020/2022.

A sessão, dirigida pelo Presidente em exercício, Desembargador Augusto de Lima Bispo, contou com a presença de 55 Desembargadores. Foram eleitos, também, os Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo para a 1ª Vice-presidência e Augusto de Lima Bispo para a 2ª Vice-presidência.

A escolha do presidente foi decidida em segundo turno entre os Desembargadores Lourival Trindade (28 votos) e Cynthia Maria Pina Resende (27 votos). Também concorreram ao cargo, os Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo, Jefferson Alves de Assis e Nágila Maria Sales Brito.

A eleição para a 1ª Vice-presidência foi igualmente definida em segundo turno, no qual disputaram os Desembargadores Carlos Roberto (30 votos) e Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi (25 votos). Participaram do pleito, os Desembargadores Jefferson Alves de Assis, Nágila Maria Sales Brito e Gardênia Pereira Duarte.

Definida em primeiro turno, a eleição para a 2ª Vice-presidência foi disputada apenas entre os Desembargadores Augusto de Lima Bispo (33 votos) e João Augusto Alves de Oliveira (22 votos). Os demais Desembargadores declinaram de suas candidaturas.

Corregedorias – O Tribunal Pleno elegeu Corregedor-Geral da Justiça e Corregedor das Comarcas do Interior, respectivamente, os Desembargadores José Alfredo Cerqueira da Silva e Osvaldo de Almeida Bomfim.

Após desistência de alguns candidatos, concorreram à Corregedoria Geral da Justiça, os Desembargadores Nágila Maria Sales Brito (24 votos), José Alfredo Cerqueira da Silva (28 votos) e Moacyr Montenegro Souto (3 votos).

Figuraram entre os candidatos à Corregedoria das Comarcas do Interior, os Desembargadores Jefferson Alves de Assis (21 votos), Moacyr Montenegro Souto (3 votos), Osvaldo de Almeida Bomfim (26 votos), Pilar Célia Tobio de Claro (1 voto) e Maria de Lourdes Pinheiro Medauar (2 votos).

A lista de inscritos para a eleição aos cargos de direção do TJBA foi divulgada por meio do Edital nº 186, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 6 de novembro deste ano.

Os eleitos assumem a Mesa Diretora do TJBA por dois anos, sem direito a reeleição. A posse dos novos membros da Mesa Diretora acontece no dia 3 de fevereiro de 2020, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa.