Direito

Adolescentes socioeducandos de Salvador recebem quase 1,4 mil livros

Adolescentes socioeducandos de Salvador recebem quase 1,4 mil livros da campanha 'Asas ao Pensamento'
Da Redação , Salvador | 25/11/2019 às 12:37
Campanha Asas do Pensamento
Foto: Rodtag
Adolescentes socioeducandos de Salvador recebem quase 1,4 mil livros da campanha 'Asas ao Pensamento'
O gosto por livros e pelo estudo levou Pedro*, 18 anos, um dos 332 jovens socioeducandos das unidades Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Salvador, a vencer com nota 99,2 um concurso nacional de redação e a chegar à final da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). 

“O livro e a escrita é base da nossa vida, sem eles não somos nada”, afirmou o garoto diante da notícia de que 1.388 publicações, entre livros, revistas e módulos pré-vestibulares, haviam chegado às três unidades de ressocialização da capital na manhã de hoje, dia 22, em benefício dos adolescentes lá acolhidos. A distribuição foi realizada de maneria equitativa entre as Cases. 
 
A doação dos milhares de livros foi o resultado da campanha 'Asa ao Pensamento', idealizada e promovida pelo Ministério Público estadual em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (Fundac). Na tarde de hoje, um evento cultural na Case Salvador simbolizou a entrega do material, com a participação de dezenas de adolescentes e autoridades, que assistiram a apresentações artísticas dos socioeducandos, entre declamação de poesia, poema, prosa e canções junto a acompanhamento percussivo, que denunciaram uma sociedade racista e excludente e valorizaram a cultura afro-brasileira. 
 
A coordenadora do Centro de Apoio Operação da Criança e do Adolescente (Caoca) do MP, procuradora de Justiça Marly Barreto, afirmou que os livros são instrumentos de apoderamento. “É com alegria muito grande que o MP faz a entrega. São de vocês. Eles foram entregues nesta manhã para que vocês realmente se apoderem”, disse, agradecendo também ao secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Carlos Martins e à Fundac. 

Presente ao evento de entrega simbólica, Carlos Martins agradeceu ao MP pela iniciativa e destacou que os livros trazem com eles a possibilidade de mudança. “A ideia foi maravilhosa, de muita sensibilidade. Esses livros vão lhe dar asas para vocês construir seus sonhos. Saibam utilizá-los como elemento fundamental para mudar a história de vocês. Outro mundo é possível”, afirmou. 
 
ENTREGA SIMBÓLICA

O evento de entrega simbólica contou também com a participação da diretora-geral da Fundac, Regina Affonso; dos gerentes da Case Salvador, João Ferreira; da Case Feminina, Luciana Lima; da representante da Case Cia, Nancy Neves; servidores e estagiários da Fundac e do MP. Entre eles, a idealizadora da campanha, a psicóloga Lua Cal, do Caoca. Ela explicou que a iniciativa surgiu após uma inspeção do MP à Case Feminina, onde foi constatado como as adolescentes se interessavam pela leitura, mas não dispunham de um acervo de livros satisfatório. 

“Pensamos então nessa ideia e resolvemos expandir. Fizemos uma triagem para escolher os livros que representassem vocês (adolescentes), que vocês se vissem neles, como também respeitassem os direitos humanos”, disse. As condições de uso e a pertinência temática também foram critérios de seleção. No total foram mais de dois mil livros, revistas e módulos, dos quais foram selecionados os quase 1,4 mil.
 
As publicações foram doados por membros e servidores do MP, população em geral e contou com a colaboração significativa das editoras Saraiva, LDM, Edufba e do Colégio Bernoulli. Os livros trazem temáticas étnico-raciais, de diversidade sexual e de gênero, de ensino superior, de cursos técnicos, idiomas, módulos pré-Enem (abordando disciplinas estudadas do primeiro ao terceiro ano), quadrinhos e romances. A campanha de doação foi realizada durante o mês de outubro, também nos municípios de Camaçari e Feira de Santana, em um total de oito pontos de coleta.