Direito

Entrega de comenda a superintendente do Ministério Público na CMS

Aconteceu na noite de segunda feira passada
MP BA , da redação em Salvador | 17/09/2019 às 19:33
Comenda para Frederico Wellington Soares
Foto: Cecom MP BA
Uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Salvador marcou na noite deste segunda-feira, dia 16, a entrega da Comenda Thomé de Souza, principal honraria do Poder Legislativo Municipal, e do Título de Cidadão Soteropolitano a Frederico Welington Soares, superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento foi prestigiado pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e por diversos membros e servidores  do MP, além de familiares e amigos do homenageado. 

A sessão foi presidida pelo vereador Geraldo Júnior, autor das proposições e presidente da Câmara de Vereadores de Salvador. Ele destacou a trajetória de vida do homenageado e pontuou a sua obstinação pelos estudos, sobretudo na área de tecnologia, e os grandes serviços prestados à população, que o capacitaram a receber “com justiça e à unanimidade” as homenagens. “A obstinação é uma forma de coragem”, observou o vereador. 

A habilidade, motivação e atitude positiva de Frederico Soares foram destacadas pela chefe do Ministério Público baiano, instituição a que o homenageado se dedica nos últimos sete anos. “Com sua motivação, compromisso, capacitação e envolvimento, o nosso grande colaborador e amigo Fred, como é carinhosamente chamado, conquistou uma integração e unidade nunca antes vista na Superintendência, fruto da sua liderança ao mesmo sensível, humanizada e forte, que inspira a todos que com ele trabalham”, afirmou Ediene Lousado. Ela agradeceu pelo empenho e criatividade com que Fred ajudou a Instituição a atravessar o período de crise financeira vivenciado no país. 

“Recentemente, Fred nos confessou que sonhou na infância ser piloto de avião. Graças a este sonho, consciente ou inconscientemente, você conduziu a nossa ‘aeronave’ com perspicácia e inteligência, salvando-nos das turbulências e riscos e trazendo-nos com segurança aos dias atuais”, observou a PGJ, que na oportunidade foi surpreendida pelo anúncio de que receberá da Casa Legislativa a Comenda Maria Quitéria. 

Emocionado, Frederico Soares agradeceu a todos os seus familiares, colegas, colaboradores e amigos que fizeram parte da sua trajetória e afirmou que a honraria era um reconhecimento para todos que fizeram ou fazem parte da sua história. “Servir significa estar à disposição da sociedade”, destacou o homenageado, citando a Constituição Federal, para então afirmar que desde que ingressou no serviço público é pautado por este “sentimento de ajudar” e que trabalha “por um serviço público mais profissional e mais eficiente, sempre com foco em servir melhor o nosso verdadeiro patrão que é a sociedade, são vocês, o nosso povo”. 

Frederico citou que ingressou no Ministério Público, “uma instituição diferenciada, intensa e vibrante”, sem ter a exata dimensão da sua importância, e descobriu que “o MP está em tudo” e que é a porta-voz do povo e guardião da cidadania, fatos que o motivaram “a viabilizar tudo da melhor forma possível com foco em nosso cidadão”. Ele agradeceu a homenagem e  concluiu dizendo que “podem esperar mais dedicação, mais vontade e muito mais trabalho pela nossa sociedade”. 

Também compuseram a mesa da solenidade o vice-prefeito Bruno Reis; o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Zuval Ferreira, e o chefe de gabinete, promotor de Justiça Marcelo Guedes; o superintendente de Orçamento Público da Secretaria de Planejamento, Cláudio Ramos Peixoto; e o superintendente de Recursos Humanos do Estado, Adriano Tambone. Frederico Soares foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pela sua mãe, Lícia Silveira Soares, e pelo vereador Joceval Rodrigues, e recebeu as homenagens das mãos da esposa Sulã Soares e dos filhos Vitor e Amanda. A solenidade contou com